Da MPB ao pagode: mistura de ritmos marca primeiro dia do Festival Virada Salvador

Teve Milton Nascimento, Claudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião e Harmonia do Samba

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 29 de dezembro de 2018 às 07:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr

Se para baiano não tem tempo ruim, também não existe música ‘mais ou menos’. O coração pode até bater mais forte por um ou outro artista, mas o corpo não resiste à melodia e ao balanço de ninguém: do pagode ao pop, do forró à MPB, tem espaço para todo mundo. E foi o que aconteceu no primeiro dia do Festival Virada Salvador 2019, promovido pela prefeitura, na orla da Boca do Rio. Segundo a prefeitura de Salvador divulgou neste sábado (29) cerca de 250 mil pessoas foi o público presente na primeira noite do Festival.

Para o operador de telemarketing Paulo Felipe Lima, 20 anos, a mistura de ritmos do primeiro dia não podia ser melhor. “Claudia Leitte foi o primeiro show que fui na vida, com 7 anos. Não perco Harmonia desde o primeiro ano no (bloco) Meu e Seu e Bell Marques é um dos tradicionais. Nunca fui num show de Milton Nascimento, mas estou ansioso, porque muita gente fala que é ótimo”, contou ele, que chegou às 15h na Arena Daniela Mercury, vindo de São Cristóvão. Betto Jr./ CORREIO E Milton arrepiou. Trouxe com ele a carioca Maria Gadú e, juntos, cantaram Travessia, Me Deixa em Paz, Fé Cega, Faca Amolada, Clube da Esquina II, Maria, Maria, entre outras, com direito a selinho e tudo. “Salve Mãe Stella”, lembrou Gadú enquanto Milton disse que “essa apresentação em Salvador é um acontecimento especial”. 

Quem também chegou cedo foi o empresário Luiz Carvalho, 48, um dos primeiros a entrar na arena, acompanhado dos filhos Wesclei, 15, Fabrício, 15, e da esposa, Maria da Paz, 41. “Hoje [ontem] tem muitas atrações boas. E a gente gosta de tudo mesmo”, disse Luiz, sem querer apontar uma atração preferida.

Já o estudante Gabriel Cardoso, 16, e a amiga Alice dos Santos, 15, citaram Claudia Leitte e Harmonia do Samba como os preferidos. “Ensaiei muito para dançar com Harmonia, porque ele sempre chama alguém para o palco”, disse ele, esperançoso em ser visto pelos artistas. 

De longe O atendente Régis Santos, 51, saiu de Aracaju (SE) na manhã dessa sexta-feira (28). Quando soube das atrações,  logo decidiu que viria para Salvador.“Em Aracaju, é muito caro ver um show de Milton Nascimento em teatro. Vim por ele, que é o melhor da música brasileira, mas vou ficar até o final para ver todos. Salvador está de parabéns por colocar essa estrutura em um evento popular”, disse, enquanto admirava o tamanho do palco. CONFIRA TUDO SOBRE TRANSPORTE, HORÁRIOS E ESTRUTURA DO FESTIVAL VIRADA SALVADOR 2019

O prefeito ACM Neto circulou pela Arena e comemorou o sucesso do evento, que, para ele, consolida Salvador como um dos principais destinos do país para o Réveillon. Neto afirmou,  ainda, que o empenho da prefeitura no aprimoramento da festa tem servido como um importante motor na economia da cidade, não apenas nos cinco dias de shows, mas durante todo o ano. “A gente anda pela cidade e vê a quantidade de visitantes em Salvador. A gente sabe que a rede hoteleira hoje tem mais de 98% de ocupação, o que é muito importante para a nossa cidade. Salvador está sendo projetada, estamos produzindo conteúdo para todo o Brasil e para o mundo”, afirmou o prefeito.Da axé music, Claudia Leitte fez a festa de quem foi à Arena. E ela contou com a participação do filho Davi, que, junto com uma amiga, dançou ao lado da mãe ao som de Balancinho. Betto Jr. / CORREIO A fã Nayara Herculano, 24, segue a cantora pelo Brasil e veio de Recife (PE) para vê-la. “Já fui em mais de 50 shows dela. Hoje vai ser um dia de matar as saudades. Preparando para depois ir para Maceió, Recife e depois o Carnaval daqui de novo”, citou a estudante, que chegou em Salvador na quinta-feira (27) com as amigas Adrielle Victória, 19, e Júlia Stefani, 20. O trio estava com uma bandeira de Pernambuco para dançar em solo baiano.

* Da 13ª turma do Correio de Futuro, com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier