Daniel Alves tem estiramento no joelho, sem previsão de retorno

Previsão inicial é de três semanas até nova avaliação; Brasil estreia na Rússia no dia 17 de junho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2018 às 11:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Damien Meyer/AFP

Descartada a necessidade imediata de cirurgia, o lateral-direito Daniel Alves continua na expectativa se vai poder disputar ou não a Copa do Mundo na Rússia, com início no dia 14 de junho. A esperança e o suspense se mantêm após sair o diagnóstico da lesão sofrida por ele durante a final da Copa da França, na terça-feira (8), quando o PSG foi campeão ao vencer o Les Herbiens por 2x0. O brasileiro de 35 anos foi substituído aos 41 minutos do segundo tempo.

O exame feito pelo PSG nesta quarta-feira (9) apontou que o titular da seleção brasileira sofreu um estiramento no ligamento cruzado anterior, o que é menos grave do que se tivesse rompido o ligamento. O tratamento será feito com fisioterapia. Em nota, a assessoria do jogador afirmou que Daniel será reavaliado daqui a três semanas.

O comunicado informa o seguinte: “Após o traumatismo do joelho direito de Dani Alves, que ocorreu ontem durante a final da Copa da França, os exames realizados hoje mostraram uma alta desinserção do ligamento cruzado anterior com entorse póstero-externo. Sua condição requer um mínimo de 3 semanas de cuidados antes de nova avaliação”.

A situação acontece há menos de uma semana do técnico Tite convocar a Seleção, na próxima segunda-feira (14). Se estiver tudo ok após o tempo inicial previsto pelos médicos, Daniel Alves estará apto clinicamente no dia 29 de maio. A partir de então, começará o processo de reabilitação física. No entanto, não está descartada a hipótese de precisar fazer uma cirurgia caso a evolução não seja satisfatória nas próximas três semanas. O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, viajará a Paris na quinta-feira (10).

Se for convocado, Daniel perderá a fase inicial dos treinamentos, a partir do dia 21 de maio. Também não disputará os amitosos contra Croácia e Áustria, nos dias 3 e 10 de junho, respectivamente. Os outros laterais direitos convocados com frequência são Danilo, do Manchester City, e Fagner, do Corinthians.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho, contra a Suíça, pelo grupo E. Os outros jogos na fase de grupos serão contra Costa Rica, dia 22, e Sérvia, dia 27.

Natural de Juazeiro, no norte do estado, Daniel é o único baiano cotado para ir à Copa do Mundo de 2018. O zagueiro Jemerson e o meia-atacante Anderson Talisca, que já foram lembrados por Tite em convocações anteriores, correm por fora.