Daniel Dantas é líder de organização criminosa, diz Polícia Federal

brasil
20.11.2008, 23:44:55

Daniel Dantas é líder de organização criminosa, diz Polícia Federal

Novo relatório aponta irregularidades, corrupção e intimidação por parte do grupo Opportunity

O Ministério Público Federal irá realizar uma nova denúncia contra os investigados na Operação Satiagraha, segundo o Jornal Nacional divulgou nesta quinta-feira (20).

Um relatório feito pelo delegado Ricardo Saadi, diretor de combate a crimes financeiros da Polícia Federal, aponta que houve formação de quadrilha entre os envolvidos e acusa o baiano Daniel Dantas e o grupo Opportunity de outros crimes.

Saadi assumiu o inquérito após a saída do coordenador da Operação, o delegado Protógenes Queiroz e concentrou sua investigação em documentos apreendidos e nos depoimentos de testemunhas.

'Depois do que foi analisado, pudemos constatar que Daniel Valente Dantas lidera uma organização criminosa', diz o texto do relatório. Ele é acusado de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Ainda no relatório, Saadi pede mais tempo para concluir o inquérito e puder analisar informações de computadores do grupo Opportunity, muitas delas protegidas por senhas.

Relatório

Para Saadi, durante gestão de empresas arrematadas pelo Opportunity, recursos destas companhias foram desviadas e o dinheiro foi lavado em compras de fazendas, de gado e de terrenos para exploração de minério.

O relatório aponta que o Opportunity Fund, um dos fundos do grupo, está nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal, e tem clientes brasileiros, o que é irregular.

Segundo Saadi, o fato foi confirmado por testemunhas, inclusive doleiros. 'Esses doleiros confirmaram que brasileiros residentes no país enviaram recursos para o exterior, e isso era proibido à época. Na verdade, portanto, essas pessoas confirmaram a prática do crime de evasão de divisas', disse o Procurador da República, Rodrigo de Grandis.

'A organização criminosa liderada por Daniel Dantas usa corrupção e intimidação para alcançar seus objetivos', diz o relatório de SAadi, citando tentativas de corromper um delegado federal - a negociação foi gravada.

Associações

Segundo o delegado, pessoas influentes estão ligadas à Dantas. O advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado federal pelo PT, é uma das pessoas apontadas pela Polícia Federal como comparsa de Dantas.

O advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, negou todas as acusações. Segundo Machado, a investigação já está comprometida. Já Greenhalgh declarou que irá contestar a inclusão do seu nome no relatório.

Veja também:
Dantas pagou propina a políticos, juiz e jornalistas, diz delegado da PF
MP entrega à Justiça alegações finais de processo contra Daniel Dantas
Justiça do Reino Unido bloqueia US$ 46 milhões de Daniel Dantas


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famosa-por-covers-de-amy-clariana-lanca-primeiro-ep-com-musicas-autorais/
Cantora baiana apresenta 'Pra Sentir', com três faixas inéditas; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enganado-nigeriano-que-aparece-em-video-do-governo-bolsonaro-e-alvo-de-racismo/
'Fiquei mal, não consegui sair de casa', relata professor que vive em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/djavan-apresenta-novo-disco-em-show-no-armazem-hall/
Além das faixas inéditas de Vesúvio, cantor apresenta clássicos da carreira neste sábado (14)
Ler Mais