Daniel Dantas é líder de organização criminosa, diz Polícia Federal

brasil
20.11.2008, 23:44:55

Daniel Dantas é líder de organização criminosa, diz Polícia Federal

Novo relatório aponta irregularidades, corrupção e intimidação por parte do grupo Opportunity

O Ministério Público Federal irá realizar uma nova denúncia contra os investigados na Operação Satiagraha, segundo o Jornal Nacional divulgou nesta quinta-feira (20).

Um relatório feito pelo delegado Ricardo Saadi, diretor de combate a crimes financeiros da Polícia Federal, aponta que houve formação de quadrilha entre os envolvidos e acusa o baiano Daniel Dantas e o grupo Opportunity de outros crimes.

Saadi assumiu o inquérito após a saída do coordenador da Operação, o delegado Protógenes Queiroz e concentrou sua investigação em documentos apreendidos e nos depoimentos de testemunhas.

'Depois do que foi analisado, pudemos constatar que Daniel Valente Dantas lidera uma organização criminosa', diz o texto do relatório. Ele é acusado de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha.

Ainda no relatório, Saadi pede mais tempo para concluir o inquérito e puder analisar informações de computadores do grupo Opportunity, muitas delas protegidas por senhas.

Relatório

Para Saadi, durante gestão de empresas arrematadas pelo Opportunity, recursos destas companhias foram desviadas e o dinheiro foi lavado em compras de fazendas, de gado e de terrenos para exploração de minério.

O relatório aponta que o Opportunity Fund, um dos fundos do grupo, está nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal, e tem clientes brasileiros, o que é irregular.

Segundo Saadi, o fato foi confirmado por testemunhas, inclusive doleiros. 'Esses doleiros confirmaram que brasileiros residentes no país enviaram recursos para o exterior, e isso era proibido à época. Na verdade, portanto, essas pessoas confirmaram a prática do crime de evasão de divisas', disse o Procurador da República, Rodrigo de Grandis.

'A organização criminosa liderada por Daniel Dantas usa corrupção e intimidação para alcançar seus objetivos', diz o relatório de SAadi, citando tentativas de corromper um delegado federal - a negociação foi gravada.

Associações

Segundo o delegado, pessoas influentes estão ligadas à Dantas. O advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado federal pelo PT, é uma das pessoas apontadas pela Polícia Federal como comparsa de Dantas.

O advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, negou todas as acusações. Segundo Machado, a investigação já está comprometida. Já Greenhalgh declarou que irá contestar a inclusão do seu nome no relatório.

Veja também:
Dantas pagou propina a políticos, juiz e jornalistas, diz delegado da PF
MP entrega à Justiça alegações finais de processo contra Daniel Dantas
Justiça do Reino Unido bloqueia US$ 46 milhões de Daniel Dantas


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rambo-ate-o-fim-e-o-adeus-do-personagem-de-stallone/
Quinto filme marca a despedida do soldado que chegou às telas em 1982
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lembra-do-acustico-mtv-projeto-esta-de-volta-com-tiago-iorc/
Musical com o cantor e compositor será exibido nesta quinta (19) na emissora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fieis-se-aglomeram-em-primeiro-dia-de-visita-da-representacao-do-corpo-de-irma-dulce/
Santa ficará definitivamente exposta a partir desta quarta-feira (18)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veterinaria-espancada-pelo-namorado-sofreu-lesao-grave-no-braco/
Agressão em Goiânia foi registrada em vídeo: 'Viva pela graça de Deus'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pagodinho-diz-que-a-vida-esta-dura-mas-mantem-a-fe-na-alegria/
O sambista carioca brilha no seu 24º álbum, Mais Feliz, cujo show de lançamento em Salvador será dia 9/2 na Concha Acústica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atiraram-pelas-costas-e-pisaram-na-cabeca-diz-familiar-de-estudante-morto-pela-pm/
Parentes de João Guilherme, 15, protestaram em sede de CIPM na Cidade Baixa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mulher-voa-apos-ser-atingida-por-touro-durante-rodeio-no-ms-assista/
De costas, vítima não viu aproximação de animal durante 'brincadeira'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtube-anuncia-mudancas-na-monetizacao-e-na-producao-de-conteudo-infantil/
Novidades passam a valer em janeiro; canais de pequenos produtores serão os mais afetados
Ler Mais