Daniela Mercury e Tia Má dialogam sobre os diversos feminismos

O bate-papo acontece nesta segunda (22), às 20h, no Teatro Castro Alves

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A 3ª edição do projeto Mulher com a Palavra traz a cantora Daniela Mercury e a Jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, para dialogar sobre os diversos feminismos e a importância de discuti-los. O encontro acontece hoje, no TCA, às 20h, sob mediação da jornalista Rita Batista. 

 “Esse evento é muito importante porque realmente dá a oportunidade das pessoas saberem o que de fato eu penso. Nas redes sociais dá para ter uma ideia, mas não é de entendimento completo”, pontua Tia Má, que já participou do evento anteriormente como mediadora. 

A jornalista ainda faz questão de falar sobre a importância de discutir os diversos tipos de feminismos. “Temos que entender que a luta das mulheres deve ser no plural [...] Porque devem ser consideradas as especificidades de cada uma de nós. Eu enquanto mulher negra passo por coisas que uma mulher branca não tem noção”, explica.

Ela ainda lembra que embora muito se fale da revolução de 60, aquela foi uma conquista de mulheres brancas. “Nós mulheres negras estávamos escravizadas e já trabalhávamos muito antes disso. E isso se mantém até hoje, porque as mulheres negras são as que primeiro começam no mercado de trabalho e as últimas que saem”, lembra.  

Estas e outra temáticas  deverão ser levantadas no palco, que pela primeira vez será comandado apenas por mulheres baianas. “Para mim é uma grande surpresa e honra [...]. Me sinto privilegiada de fazer essa discussão de igual para igual com ela porque é alguém que abriu caminho para várias pessoas”, afirma a jornalista.

Daniela, em articulação com as ideias de Maíra, defende que existem muitas temáticas dentro do feminismo que precisam ser abordadas. “Nesse momento temos que nos unir e discutir o que podemos fazer para melhorar nossa performance individual e coletiva. Como podemos lutar para vencer as barreiras que nos é colocada. Eu acho que e conversar, principalmente com os jovens, é muito importante”, declara.

Para a cantora, este momento de conversa é fundamental para planejar estratégias de lutar contra o machismo. Para ela o tema precisa de debate, principalmente porque “as pessoas não prestam atenção no que as mulheres dizem, ou no que criam. Eu sofri isso a vida inteira e sofro até hoje”, lembra.

Por esse motivo, a cantora afirma que sempre escolheu se posicionar. “É minha construção pessoal e eu nunca consegui me desassociar das questões sociais. Minhas músicas são crônicas e diálogos meus com o mundo”, analisa e completa: “Eu sou muito inclusiva, minha luta é sempre por inclusão”.

O projeto é fruto de uma iniciativa da Maré Produções Culturais, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e busca reunir mulheres brasileiras de expressão para falar sobre empoderamento feminino, carreira profissional e artística.

Serviço

O que: Mulher com a Palavra – Daniela Mercury e Tia Má Quando: 22 de outubro, às 20h Onde: Teatro Castro Alves (Campo Grande) Ingressos: R$10 | R$ 5 , à venda nas bilheterias do Teatro Castro Alves, Balcões SAC e no site http://www.ingressorapido.com.br