Daniela Mercury faz show em homenagem aos 100 anos de órgão da ONU

Evento ocorreu no Teatro Castro Alves (TCA) e teve a participação da Banda Didá

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Moura
  • Gabriel Moura

Publicado em 11 de abril de 2019 às 22:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Todos os olhos e celulares já estavam à postos  quando Daniela Mercury subiu ontem, às 15h, ao palco do Teatro Castro Alves cantando O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos. Ela se apresentou no concerto de comemoração pelos 100 anos de fundação da Organização Internacional Trabalho  (OIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) fundada em 1919 e com sede em Genebra, na Suíça.

Diversos eventos ocorreram em 24 países para celebrar o aniversário da instituição. No Brasil, Salvador foi a cidade escolhida para receber os festejos. Através da música e da dança, ela tentou contar a história das lutas e conquistas da OIT, que luta pela melhoria das relações trabalhistas e em 1969 ganhou o Prêmio Nobel da Paz. 

“Foi tudo de uma forma subjetiva. Mas, por exemplo, O Trenzinho do Caipira é uma referência ao período de fundação da OIT, nos anos  20. Depois falei da luta contra escravidão, com músicas como Sol da Liberdade e os dançarinos fizeram duetos para mostrar que a diversidade no trabalho precisa ser respeitada”, explicou a cantora. Ela também trouxe três adolescentes para falar contra a exploração infantil. 

Além de Daniela, o evento teve a participação especial da banda Didá e da deusa do ébano do bloco Ilê Aiyê, Daniele Nobre. E contou ainda com uma exposição do fotógrafo irlandês Jason Lowe sobre profissionalizacão e inclusão de jovens.

 Daniela, que é embaixadora da Unicef, defendeu um maior engajamento dos artistas nas lutas sociais. “Nós precisamos de todos lutando por essas causas. Nós, artistas, temos uma grande capacidade de mobilização e, por isso, é muito importante que todos que querem um mundo melhor  coloquem  energia nisso”, disse. 

O show foi transmitido ao vivo pelo site da OIT, por isso em diversos momentos Daniela teve que gastar seu inglês e espanhol. Após o fim da transmissão, às 16h,  Daniela cantou mais seis canções, incluindo alguns de seus maiores sucessos. E também fez uma releitura de Imagine, de John Lennon, em ritmo de axé, com direito a percussão feita pela Didá.

A maior dificuldade para quem estava assistindo ao show foi controlar a vontade de levantar e dançar. O “decoro teatral” permaneceu intacto até o momento em que a artista começou a cantar Proibido o Carnaval, canção que gravou com Caetano Veloso.“Gente, por favor sentem aí, senão a diretora do TCA me mata. Sempre tiveram medo de me chamar para cantar aqui por conta disso”, brincou.

Daniela Mercury não cobrou cachê para a apresentação (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

OIT A Organização Internacional do Trabalho é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) fundada em 1919, com sede em Genebra, na Suíça, e escritórios em seus 187 países membros. Todos os seus signatários aderem às normas internacionais do trabalho.

De acordo com o site oficial, a missão da OIT é "promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade".

* Com orientação da editora Ana Cristina Pereira