‘Dar limites ensina cidadania’, diz educadora

Em entrevista ao CORREIO, Tania Zagury fala sobre a importância de dar limites na infância

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 30 de abril de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Livro de cabeceira de muitos pais, Limites Sem Trauma (Record | 168 páginas) ganha sua 95ª edição, 17 anos depois do lançamento. ‘Dar limites ensina cidadania’, defende a autora, Tania Zagury, filósofa, mestre em educação e escritora com 34 livros publicados no Brasil e exterior. Confira o papo com o CORREIO.

1. Limites sem Trauma já virou livro de cabeceira de muitos pais e agora está em sua 95ª edição. Por que você acha que o livro fez tanto sucesso? Porque eu consegui fazer um livro muito claro, muito objetivo, sem muita teoria. Ele é um livro que visa dar aos pais a possibilidade de compreender por que os limites são importantes e, especialmente, dar a eles o caminho como dar limites.

2. Passados 17 anos, a questão do limite continua central na educação infantil? O que mudou de lá para cá? Hoje em dia, eu tive que acrescentar algumas coisas para que o livro ficasse mais de acordo com esse mundo, hoje, que é um mundo digital e cujos pais dessa geração de crianças são já os jovens chamados da geração milennium. Então eles já nasceram com computador, com internet em casa, rede pra eles é uma coisa super normal, então eles têm uma visão um pouco mais liberal em relação aos meios de comunicação.

3. Como lidar com a presença da internet no dia a dia das crianças? Como limitar esse acesso? É preciso que os pais se conscientizem que o seu filho, mesmo a gente estando no século XXI, na Era Digital, só vai ter acesso à web se você, pai ou mãe, consentir. A verdade é que os pais da geração milennium já nasceram com internet, então pra eles o uso da web é como se - mal comparando - fosse o fogão para os jovens do século XX.Às vezes, os pais não sabem avaliar a imaturidade das crianças para o uso da internet. Eles propiciam muito cedo. É muito importante limitar o acesso e sugiro que a gente obedeça o que as redes sociais definem como ideal: elas têm uma idade mínima, 13 anos.4. Qual é a importância de dar limites a uma criança e por que muitos pais ainda não sabem dizer 'não'? Acabo de publicar um livro que chama Os Novos Perigos que Rondam Nossos Filhos, um desses perigos reais e graves é o acesso à web muito cedo, quando eles ainda não têm maturidade para analisar, julgar e se defender de pedófilos, marginais, ou pessoas mal-intencionadas. Na web ninguém tem rosto e os pais não conseguem entender isso. Então se você não consegue dar limite pra o teu filho até sobre coisas simples, horário de dormir, horário de refeição, de tomar banho, mais difícil ainda será dar limites na web.Os pais não sabem dizer não, ainda hoje, por uma série de razões. Uma delas é que é mais fácil dizer sim. Alerto muito os pais para que eles compreendam que dar limites não causa nenhum problema emocional, muito menos trauma. Dar limites ensina cidadania.5. No programa de Gabriela Kapim, 'Socorro! Meu Filho Come Mal', ela defende que o fato das crianças não comerem bem diz mais respeito a uma questão comportamental do que uma questão de nutrição. Você concorda? Não há dúvida alguma que a questão da alimentação tem uma relação direta com a questão de dar limites. Se o pai e a mãe não sabem dar limites para os filhos, no sentido de dar bom dia, pedir licença, ter horários, saber priorizar o estudo em relação a ver TV e ficar na web, é óbvio que ele também vai ter dififucldade sobre a alimentação. A criança, naturalmente - a gente não tem estudos para explicar o porquê - até mais ou menos 1 ano e meio come de tudo, depois começa a rejeitar verduras e legumes. Então, se os pais aceitarem isso e ponto final, evidentemente vão contribuir pra que a criança fique obesa.É preciso que os pais estejam certos e seguros sobre o que é a alimentação saudável e como isso é um aprendizado fundamental na infância que vai ter repercussões por toda a vida.