David assume culpa por queda do Vitória: 'Mais erros que acertos'

Presidente do Leão assumiu ter falhado nas contratações do meio do ano

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 17:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

Nesta terça-feira (27), Ricardo David, presidente do Vitória, falou pela primeira vez desde que a queda do rubro-negro à Sèrie B foi consolidada, no último domingo (25). Na conversa de quase uma hora, sobraram explicações e mea-culpa.

O mandatário concentrou nele a culpa pelos erros no futebol: "Nenhum atleta foi contratado e nenhuma ação foi tomada sem minha aprovação. Ninguém me enganou. Tive a oportunidade de dizer muitos 'não'. Noutros momentos, fui eu quem disse 'pode fazer'. Não houve omissão. Sou o maior responsável pelo desfecho desse ano".

Ricardo David disse que os problemas financeiros do clube não pesaram no rebaixamento: "Se no início do ano tivemos dificuldades de orçamento e isso nos impediu de montar um elenco forte, isso não aconteceu no meio do ano. Tivemos condições sim de qualificar o elenco, mas não conseguimos formar um grupo competitivo. E isso foi responsabilidade nossa".

Apesar da pressão que vem sofrendo, o presidente garantiu que não abrirá mão do cargo. "Será muito mais difícil para reestruturar o Vitória se chegar alguém novo agora sem conhecer como está exatamente a situação do clube. Eu tomo por mim, porque no ano passado, quando chegamos, levamos quase um mês para levantar tudo. Quando você leva tanto tempo para entender o que está acontecendo, retarda o que se tem para fazer", disse.

"Me sinto a pessoa mais adequada para fazer a reestruturação neste momento. Nós somos quem mais entende o Vitória hoje. Além disso, essa direção aprendeu com os erros. Quando você aprende, a probabilidade de errar é menor. A renúncia não está no meu currículo, fui eleito de maneira democrática", continuou.

Por fim, David ainda mandou um recado aos opositores: "Esse clube estabeleceu uma nova ordem democrática. Eu entrei nessa luta, segui as regras e cheguei ao cargo. Quem quiser assumir a presidência precisa se adequar também. 2019 está aí e teremos eleições. Será muito prejudicial ao clube ter quatro presidentes no período em que deveria ter tido um só. O Vitória não merece isso".