De Sula Miranda a Pedro e Bino: relembre caminhoneiros que fizeram sucesso

Na ficção e na realidade, eles ganharam as estradas e o coração do público; veja histórias de nomes como Elvis Presley

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 27 de maio de 2018 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação/Reprodução

A greve dos caminhoneiros, que virou o assunto do país na última semana, ilustrou para o povo brasileiro a força e importância que os profissionais da área têm. O trabalho árduo nas estradas, porém, já ganhou força, há anos, nas biografias de grandes nomes da música e nas telas nacionais, em tramas que marcaram gerações. Relembre os nomes que, na ficção e na realidade, ganharam a vida e os corações do público após comandarem os volantes:

NA VIDA REAL:

Elvis Presley

Muito antes de se tornar o Rei do Rock, entre 1948 e 1954, Elvis Aaron Presley (1935 - 1977), que nasceu na cidade de East Tupelo (em Mississipi, nos Estados Unidos), foi motorista de caminhão em Memphis, onde já era conhecido pelo seu talento na música e por comandar o volante. Relembre uma das músicas do artista:

Wando

O cantor Wanderley Alves dos Reis, mais conhecido como Wando (1945 -2012), nasceu na cidade de Cajuri/MG, mas, ainda menino, levou as malas para Juiz de Fora, antes de ir para o Rio de Janeiro. Logo ao chegar no Rio, Wando trabalhou como motorista de caminhão, apesar de já se dedicar ao violão e tocar em bailes locais no meio tempo. Relembre um dos sucessos de Wando:

Sula Miranda

Tudo bem, ela não foi exatamente caminhoneira, mas é conhecida como 'a rainha' dos profissionais da área. Sula, que é cantora, sempre quis dar voz à vida dos peões de boiadeiro e dos caminhoneiros nas suas letras sertanejas. Ela teve, então, a felicidade de encomendar uma música a Joel Marques, compositor consagrado que escreveu o sucesso Caminhoneiro do Amor, maior hit de Sula, que marcou a carreira pelo desejo de representar o universo dos motoristas na música.

Relembre a música mais famosa da cantora:

Al Capone

Famosos por ser um gangster dedicado a roubar e vender cargas de bebidas alcoólicas durante a Lei Seca nos Estados Unidos, Alphonsus Gabriel Capone (1899 - 1947), mais conhecido como Al Capone, também já seguiu a profissão pelas estradas. Líder de uma das maiores quadrilhas especializadas em roubo de cargas, ele chegou a  viver na Boléia de um caminhão.

NAS TELAS NACIONAIS:

Pedro e Bino

Dois dos mais famosos caminhoneiros que o Brasil já viu nas telinhas, Pedro e Bino foi a dupla de protagonistas da série Carga Pesada, da Rede Globo. A série apresentava as aventuras da dupla, interpretada por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. A trama apresentava a vida dos personagens na Boleia de um caminhão. Oiginalmente transmitida entre 1979 e 1981, a obra teve uma continuação de sucesso, com os mesmos atores, 22 anos depois, de 2003 até 2007.

Zeca

Na novela A Força do Querer, transmitida no ano passado pela Globo, Zeca era um caminhoneiro que cultivava verdadeira paixão pelo veículo. Nascido e criado na cidade de Parazinho, fictício município paraense, o personagem se encarregava de levar cargas para diversos cantos do país. Na trama, o rapaz precisou vender o veículo depois de um tempo, mas continuou trabalhando com cargas ao se mudar para o Rio de Janeiro.

Zé Bolacha

Na novela A Próxima Vítima, de 1995, Lima Duarte deu vida ao caminhoneiro Zé Bolacha. O personagem, de bom caráter, se apaixonou por uma moça mais jovem na trama e fazia o estilo romântico. Ele adorava fazer citações poéticas e tinha paixão pela obra de Guimarães Rosa.  

Cida

Representante feminina da categoria, Cida, interpretada por Claudia Ohana na novela A Favorita, enfrentou o preconceito da família para fazer o que amava: carregar cargas pelo Brasil afora. Com personalidade forte e focada na vida profissional, a personagem, bastante feminista, demorou para ceder aos encantos do pretendente.

Jorge, um brasileiro

Jorge (Carlos Alberto Riccelli) é o protagonista do longa nacional brasileiro baseado no romance homônimo, de Oswaldo França Júnior. O personagem costumava fazer críticas à falta de segurança dos caminhoneiros e às condições das rodovias brasileiras. Na trama, de 1980, Jorge sai de casa para mais uma viagem após brigar com a esposa, Sandra, vivida por Glória Peres. 

Jorge, o motorista sem limites

No sucesso de 1970, interpretado por Teixeirinha, Jorge vive uma aventura intensa e cômica em seu caminhão. Sempre cantarolando e demonstrando bom coração, Jorge vira herói ao salvar sua namorada e o pai dela de perigosos assaltantes de banco.

João

O ator Jão Miguel dá vida ao personagem de mesmo nome no filme À Beira do Caminho. O longa, do mesmo diretor de Dois Filhos de Francisco, apresenta o caminhoneiro que sai da sua cidade para cruzar o país. Na trama, durante uma de suas viagens, ele descobre escondido no seu caminhão o menino Duda, que perdeu sua mãe e está à procura do pai. O caminhoneiro, mesmo relutante, decide levá-lo até a cidade mais próxima, mas acaba criando uma relação de amizade com a criança.

Xavier

Em Amor Eterno Amor, novela de 2012 da Globo, Xavier (Chico Diaz) foi o caminheiro que, em participação especial, foi responsável por levar Carlos (Caio Manhente/ Gabriel Braga Nunes) para o Pará.

Caco

Caco, interpretado por Alexandre Schumacher na novela Pé na Jaca, da Globo, era o caminhoneiro casado com Gui (Juliana Paes). Apesar de ser tranquilo sóbrio, Caco representava os problemas do vício ao álcool e ficava violento e irreconhecível devido ao vício.

Morvan

Apesar do personagem não aparecer na trama Cheias de Charme, novela de 2012, também da Globo, Morvan (César Ferrario) era sempre citado por Socorro, interpretada pela atriz Titina Medeiros. A fiel escudeira da cantora Chayene (Claudia Abreu) se apaixonou pelo caminhoneiro quando ele lhe deu carona do Piauí até o Rio de Janeiro.