De virada, Suíça vence Sérvia e embola grupo do Brasil

Suíços entraram na briga por vaga nas oitavas

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 22 de junho de 2018 às 17:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Patrick Hertzog / AFP

Nunca é só um jogo. Suíça e Sérvia mostraram, nesta sexta-feira (22), em Kaliningrado, o que a Copa do Mundo pode reunir de futebol e política internacional. Do ponto de vista do campo, os suíços venceram os sérvios por 2x1, de virada, e embolaram o Grupo E.

Do ponto de vista político, os gols da heroica virada suíça foram marcados por Xhaka e Shaqiri, ambos de origem familiar no Kosovo, país que luta até hoje para se emancipar justamente da Sérvia – e que não tem sua independência reconhecida pela Rússia.

Mitrovic abriu o placar para a Sérvia com apenas cinco minutos de jogo, de cabeça, desviando o cruzamento de Tadic. Xhaka empatou aos seis minutos da etapa final. Shaqiri, já aos 44 minutos, arrancou do próprio campo em contra-ataque e decretou a virada.

Com a vitória, a Suíça foi a quatro pontos, assim como o Brasil. A diferença, que coloca a seleção brasileira na liderança do Grupo E, é o saldo positivo de dois gols contra um dos suíços. A Sérvia fica em terceiro, com três pontos, e a Costa Rica é a lanterna, sem pontos.

O Grupo E será definido na quarta-feira (27), com os dois jogos ao mesmo tempo, às 15h (de Brasília). O Brasil enfrenta a Sérvia em Moscou e a Suíça encara a Costa Rica em Novgorod.