De volta após 7 meses, Rafael Nadal estreia com vitória na Itália

Espanhol bateu Pablo Carreño Busta por 2 sets a 0 no Masters 1000 de Roma; após desclassificação no US Open, Djokovic também avança

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2020 às 17:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Riccardo Antimiani/AFP

Sete meses depois de conquistar o título do ATP 500 de Acapulco, no México, em fevereiro, o espanhol Rafael Nadal voltou às quadras nesta quarta-feira (16) para uma partida oficial. Com tranquilidade, o número 2 do mundo estreou no saibro do Masters 1000 de Roma, na Itália, com uma vitória sobre o compatriota Pablo Carreño Busta, 18.º do ranking da ATP, por 2 sets a 0, com um duplo 6/1 em apenas 1 hora e 13 minutos.

Desde a retomada do circuito profissional, em agosto, Nadal preferiu intensificar a sua preparação para a temporada de saibro e preferiu não disputar o US Open, Grand Slam encerrado no último domingo (13), também em razão da pandemia do novo coronavírus. Por sua vez, Carreño Busta vinha jogando em quadras duras nas últimas semanas e fez ótima campanha em Nova York, sendo semifinalista. Mas não foi páreo para o compatriota, agora com seis triunfos em seis jogos no confronto direto.

Na temporada de 2020, Nadal acumula 14 vitórias e apenas três derrotas. Ele participou da edição inaugural da ATP Cup em janeiro, na Austrália, e chegou às quartas de final do Aberto da Austrália, em Melbourne, antes do título no México. Ele não disputava um jogo no saibro desde junho do ano passado, quando venceu Roland Garros pela 12.ª vez. E a próxima edição do Grand Slam francês começa em menos de duas semanas, no próximo dia 27

Em Roma, onde venceu as duas últimas edições do Masters 1000 e já tem nove conquistas na carreira, e em Paris, Nadal não vai precisar defender os pontos. Isso porque a ATP modificou temporariamente o sistema de cálculo do ranking e passa a considerar os 18 melhores resultados em 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020. Como esse período compreende duas edições desses torneios, apenas as melhores campanhas são levadas em consideração e as piores são descartadas.

A estreia nesta quarta-feira (16) em Roma já foi pela segunda rodada. Classificado às oitavas de final, Nadal conhecerá nesta quinta o seu próximo rival. Ele sairá do duelo entre o canadense Milos Raonic e o sérvio Dusan Lajovic. A final do torneio italiano acontecerá somente na segunda-feira.

Outros jogos Um duelo sérvio está marcado para as oitavas de final. Após a classificação de Novak Djokovic, número 1 do mundo, com um triunfo em sets diretos contra o italiano Salvatore Caruso (leia mais abaixo), foi a vez do compatriota Filip Krajinovic fazer 2 a 0 em outro tenista da casa, Marco Cecchinato, com as parciais de 6/4 e 6/1.

Cabeça de chave 15, o búlgaro Grigor Dmitrov não teve dificuldades para derrotar o japonês Yoshihito Nishioka por 6/1 e 6/0, em apenas 55 minutos. Na próxima fase, medirá forças contra o italiano Jannik Sinner, de 19 anos, que surpreendeu ao bater o grego Stefanos Tsitsipas, cabeça de chave número 3, por 2 sets a 1 - parciais de 6/1, 6/7 (9/11) e 6/2.

Djoko vence na estreia Em sua primeira partida após toda a polêmica envolvendo a sua desclassificação no US Open - por ter atingido uma juíza de linha com uma bolada -, o sérvio Novak Djokovic começou a sua temporada no saibro com uma tranquila vitória nesta quarta-feira (16). Já pela segunda rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália, o número 1 do mundo bateu o convidado da casa Salvatore Caruso por 2 sets a 0 - com parciais de 6/3 e 6/2, em 1 hora e 24 minutos.

Na próxima fase, já pelas oitavas de final, Djokovic poderá ter pela frente mais um representante local, uma vez que enfrenta o vencedor do duelo entre o italiano Marco Cecchinato, vindo do qualifying, e o sérvio Filip Krajinovic, responsável pela eliminação do canadense Felix Auger-Aliassime, cabeça de chave 16, na primeira rodada.

Após a partida, Djokovic falou sobre ter de jogar no Foro Itálico sem a presença de público por causa das medidas de segurança para evitar a contaminação do novo coronavírus. "Sinto a falta do torcedor. A Itália tem uma boa tradição no tênis. É estranho, está muito tranquilo. Espero que isso seja temporário", afirmou o sérvio.

Em outros jogos do dia, também pela segunda rodada, o italiano Matteo Berrettini, cabeça 4, bateu o argentino Federico Coria por 2 sets a 0 (7/5 e 6/1) e vai encarar nas oitavas de final o compatriota Stefano Travaglia, que derrotou o croata Borna Coric com as parciais de 7/6 (7/2) e 7/5. Outro tenista da Croácia, Marin Cilic se deu melhor e passou de fase ao ganhar do belga David Goffin, sexto pré-classificado, com um duplo 6/2.

Brasil nas duplas Campeões do US Open, o brasileiro Bruno Soares e o croata Mate Pavic mantiveram o embalo e venceram a partida de estreia no Masters 1000 de Roma. Contra a parceria formada pelo eslovaco Filip Polasek e pelo croata Ivan Dodig, cabeças de chave número 5, ganharam por 2 sets a 0, com as parciais de 6/1 e 6/3.

Os adversários da segunda rodada, já pelas oitavas de final, serão os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, que em Nova York foram os algozes do brasileiro Marcelo Melo logo na primeira rodada. No saibro romano, eles superaram de virada a dupla convidada da casa formada por Simone Bolelli e Fabio Fognini por 2 sets a 1 - parciais de 6/7 (4/7), 7/5 e 10 a 8 no match tie-break.

Assim como no US Open, Melo caiu na primeira rodada em Roma. Formando a dupla cabeça de chave número 3 com o polonês Lukasz Kubot, o brasileiro caiu para a parceria formada pelos franceses Nicolas Mahut e Benoit Paire por 2 sets a 1 - com parciais de 7/6 (8/6), 2/6 e 10 a 6 no match tie-break.