De volta às semifinais após 28 anos, Inglaterra sonha com decisão

Técnico Gareth Southgate quer fazer história com a seleção inglesa

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 8 de julho de 2018 às 20:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP / Yuri Cortez

No seleto grupo das campeãs mundiais, a Inglaterra era a seleção que estava há mais tempo sem disputar uma semifinal de Copa do Mundo. Foram 28 anos de espera para ficar novamente entre as quatro melhores equipes do torneio, algo que não acontecia desde 1990, quando foi eliminada pela Alemanha na disputa por pênaltis.

Agora que conseguiu chegar tão longe, a missão é repetir 1966, quando sediou o Mundial, chegou na decisão pela única vez e foi campeã. E se depender do artilheiro do torneio, Harry Kane, os ingleses podem esperar ainda mais nesta Copa. 

“Gostamos muito de viver isso. Não queremos ir para casa, não queremos decepcionar ninguém. Estamos um passo mais próximos. Mas ninguém quer ir para casa. Queremos terminar esse trabalho até o final e estamos prontos”, disse o atacante.

O técnico Gareth Southgate, outro responsável pelo grande momento da seleção inglesa, destacou a força do grupo para o sucesso na competição. “É incrível. Poder levar o time tão longe, sabendo o que fizeram no passado, nas Euros também, gente que respeito, me sinto privilegiado.

Conversamos com os jogadores, ninguém queria ir pra casa, vamos ficar mais uma semana. Estou orgulhoso de todos. Chegamos aqui por causa do coletivo”.

Aposta na juventude 

Desde a convocação, o técnico inglês mostrou a confiança que tinha principalmente em atletas mais jovens, mesmo os que ainda não se firmaram nos seus clubes. Essas escolhas tinham o objetivo justamente de resgatar o orgulho da seleção. 

“O mais marcante é que estamos numa semifinal. Só temos 33% de ingleses na Premier League para escolher jogadores. Alguns jovens que mal estão estabelecidos nos seus times, mas achamos que poderiam jogar como precisamos, com orgulho e qualidade, mentalidade para trabalhar para o grupo”, destacou.

Para o jogo de quarta-feira (11), às 15h, diante da Croácia, Southgate não tem problemas por suspensão ou por lesão e a tendência é que ele repita a equipe que venceu a Suécia por 2x0, nas quartas de final.