Decoração: conheça a greenery, escolhida a cor do ano

Tonalidade representa o frescor e a esperança de dias melhores; saiba quais são os tipos de tintas e onde elas podem ser usadas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: divulgação)

Entre os decoradores, arquitetos e designers de interiores, há quem diga que as cores representam a alma do ambiente, pois é a partir delas que surgirão os demais elementos de um projeto de decoração de um imóvel. Para 2017/2018, a empresa norte-americana Pantone, principal referência dos profissionais que atuam com decoração e leiautes, elegeu o Greenery para ser a cor em evidência.

No site oficial da multinacional (www.pantone.com), o tom é definido como uma sombra verde-amarela e fresca que evoca os primeiros dias da Primavera e representa a busca de paixões pessoais e vitalidade. Para o designer de interiores Nildo Alves, o Greenery é ideal para ambientes como o quarto, pois representa uma relação harmônica entre o sono e a natureza. Ele também aposta no Mergulho Sereno, que é uma espécie de cinza azulado muito utilizado atualmente em ambientes como salas de estar.

O arquiteto Estefano Diaz acredita que a opção escolhida pela Pantone para este ano  combina com o momento em que passa o Brasil. “É um verde muito ligado à floresta e que traz consigo uma mensagem de esperança”, explica. 

Em cômodos como sala e banheiro, Diaz ressalta a tendência do uso do dourado, que remete a algo luxuoso. Cores como rosa bebê ou salmão também podem ser usados em salas e quartos para quem prefere algo mais sóbrio.

Outra cor apontada pelo arquiteto, ideal para composições com espelhos e quadros é o cinza claro ou branco gelo, que ele diz ser um verdadeiro curinga, pois tem diversas opções de combinações em muitos ambientes. Diaz ainda chama a atenção para os papéis de parede, que são uma tendência e em alguns casos representam uma importante economia nos custos de decoração.“Cada vez mais presentes em ambientes como pequenos apartamentos, as hortas verticais das pequenas varandas trazem a necessidade de cores terrosas como um forte tom de laranja”, aponta Stefano Diaz, que não recomenda a utilização de tons pastéis, que ele acredita estar em desuso. 

O cobre também está em alta na decoração de interiores. O metal está presente em luminárias e também em revestimentos e tudos de ligações elétricas, que hoje estão à mostra para se destacarem na decoração, dando um colorido especial a salas de estar e outros ambientes da casa. “É um tom que passa a ideia de luxo e ostentação, com muita elegância”, avalia o arquiteto.

Formas geométricas

Efeitos em 3D, brilhos em formatos diferentes, revestimentos estendidos e coloridos são algumas das novidades do cenário atual do mundo da decoração e design de interiores. Varandas gourmet e cozinhas são alguns dos ambientes, onde se pode fazer essas experiências. As paredes em espiral, com curvas suaves, são usadas para quebrar a monotonia e dar um toque diferenciado em divisões de espaços.

Glossário para tintas para ambientes

Látex -   É a ideal para ambientes internos. O fato de ser solúvel em água e de secagem rápida a credencia para tetos e paredes. Evitar usá-la em ambientes úmidos e, na hora de limpar, evitar esfregar com intensidade. 

Acrílica -  Similar ao látex, porém mais cara, ela traz resinas em sua composição, o que a torna um pouco mais resistente. É usada em cozinhas, banheiros e lavanderias.

Esmalte -  É muito usada em  madeira, metal e alumínio galvanizado. Pode ser solúvel em água ou solvente e deve ser aplicada com rolo de espuma  ou pincel. Tem opções foscas, acetinadas ou brilhante e é considerada de alta resistência. Pode ser utilizada nas  áreas externas ou internas. 

Antialérgicas -  Voltadas para pessoas sensíveis a odores, além de crianças, idosos e asmáticos.

Epoxi-  Muito utilizada em ambientes que requerem durabilidade, como áreas que estão expostas a água, sol e produtos químicos. Muito comum em banheiros, cozinhas e hospitais e sua aplicação precisa de gente qualificada.

Verniz-  Tinta usada para proteção de concreto, ardósia, tijolo e madeira. Muito comum em imóveis que estão localizados à beira-mar.  

Textura- Madeira, cimento queimado e pedras estão sendo bastante utilizadas nas fachadas. Painéis em MDF, pergolado, pedra canjiquinha e o casamento entre vidro e madeira são algumas das tendências do momento, assim como o concreto aparente, que tem um toque especial.