Decorar para dar sorte

Veja como harmonizar amuletos que atraem energias positivas em ambientes

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 7 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Inclusão de peças que remetem à fé na decoração, são indispensáveis para quem quer atrair proteção e boas energias. (Foto: Divulgação Cynthia Pitangueira) Afastar as energias negativas e atrair bons ares para o dia a dia é uma busca constante para muita gente. Para uns o hábito vem por meio da meditação; para outros, através das simpatias, mas uma opção para captar as “good vibes” é  a decoração da casa. As alternativas de acessórios, inclusive, vão muito além dos tradicionais trevos de quatro folhas, ferraduras e pés de coelhos. Especialistas, porém, indicam que embora a liberdade para a ornamentação esteja a critério do morador, é importante tomar cuidado com os exageros e manter os amuletos em harmonia com o resto do ambiente.“A religiosidade é uma questão de identidade, por isso quando o cliente pede esse tipo de item buscamos construir toda a decoração ao redor dele” - Cynthia Pitangueira, arquiteta e decoradora.Uma das principais conexões entre as peças de decoração e a busca por boas energias, é a religião. Segundo o arquiteto Wesley Lemos, apesar de carregarem uma certa tradição, crucifixos, santos, budas e orixás seguem firmes entre as imagens mais populares nos projetos da atualidade. “A religiosidade é uma questão de identidade, por isso quando o cliente pede esse tipo de item buscamos construir toda a decoração ao redor dele”, diz. Soluções com altares, iluminação direcional e a combinação com madeiras pedras e cristais podem ser uma boa pedida, ainda segundo o arquiteto. Seguindo a linha esotérica, mandalas, filtros dos sonhos, olho grego e mão de fátima são itens que dificilmente saem da lista de preferência dos consumidores. Mas a arquiteta e designer de interiores Cynthia Pitangueira indica um posicionamento mais discreto. “São itens que podem ocupar uma mesa de centro ou harmonizado com um outro móvel, pois não afeta tanto o ambiente”, destaca. “Uma coisa que alguns clientes têm me pedido é a instalação de um espelho na porta porque é uma forma de refletir as energias negativas para fora de casa”.Simpatias Naturais Uma estratégia de decoração reconhecida por melhorar as energias do ambiente e que nunca sai de moda é o uso de plantas. A alternativa natural, que remete ao milenar Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, ganha uma cara nacional com o uso de folhagens brasileira, mantendo a promeça de renovar energias  e atrair prosperidade.

 "Nos meus projetos, sempre ofereço opções de arruda e alecrim que são plantas discretas e que embelezam o ambiente", diz Wesley. Contudo, ele conta que alguns clientes preferem mesmo as tradicionais comigo ninguém pode e espada de São Jorge, conhecidas pela eficácia contra  mau olhado e inveja.Wesley conclui que apesar da crença e do apelo pessoal que o item escolhido possua para o proprietário, é fundamental dialogar com o decorador, para que o benefício da peça seja aproveitada ao máximo sem destoar da beleza do cômodo.

Confira algumas opções de itens de decoração Baguá com espelho Posicionado na porta, serve para refletir para fora as energias negativas de quem chega no ambiente. Buda Associado ao amor, paz e felicidade, é também usado para atrair a fortuna interior. Elefante indiano Símbolo milenar da sorte. Utilizado sobre móveis. Atrai prosperidade.  Filtro do Sonhos Originário da cultira indígena norte americana. É usado para purificar energias. Olho Grego Usado contra inveja, estampa diversas peças de decoração a exemplo desta almofada.  Adorno Divino Representação iconográfica bíblica em madeira para parede. Atrai proteção.