Defensores do 'kit covid' são condenados a pagar R$ 55 mi por danos coletivos à saúde

Grupo divulgou publicidade recomendando o uso de remédios ineficazes contra a covid

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2023 às 13:30

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução/TV Vanguarda

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul condenou defensores do chamado "tratamento precoce" contra a Covid-19 a pagar indenizações no valor R$ 55 milhões por danos morais coletivos e à saúde. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quinta-feira (25).

Segundo a denúncia, os condenados divulgaram um material publicitário que estimulava o consumo de medicamentos para o tratamento ineficaz contra a Covid-19, que também ficou conhecido como "kit covid".

A publicidade foi intitulada "Manifesto Pela Vida" e foi assinada por um grupo chamado "Médicos do Tratamento Precoce Brasil". os representantes defendiam o uso de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina, ineficazes para a doença. 

Foram condenados em duas ações a Médicos Pela Vida (Associação Dignidade Médica de Pernambuco) e as empresas Vitamedic Indústria Farmacêutica, Centro Educacional Alves Faria (Unialfa) e o Grupo José Alves (GJA Participações).

Segundo o MPF, a recomendação dos medicamentos no informe publicitário não indicava os possíveis efeitos adversos, além de estimular a automedicação.