Defesa Civil de Salvador recebe mais de 300 trotes em 10 dias

'Brincadeira' atrapalha trabalho das equipes e prejudica quem precisa do serviço

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  • Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2019 às 16:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ Arquivo CORREIO

Uma brincadeira que pode custar caro. Desde que as chuvas começaram a castigar Salvador, no mês passado, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 4.213 chamadas de emergência. O problema é que 373 delas foram trotes, ligações que obstruem as linhas e podem atrasar o atendimento a uma demanda realmente importante. A Operação Chuva começou em 21 de março.

A Codesal frisou que o serviço de telefonia para registros de ocorrências atende durante 24 horas, o ano inteiro, e que com o início do período de chuvas, o número de chamadas aumenta. Em nota, o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo, afirmou que os trotes prejudicam quem realmente precisa do serviço.

“Na contramão da ajuda, os trotes ainda consomem o tempo de atendimento, impossibilitando que chamadas reais sejam atendidas. Durante o período da Operação Chuva, por exemplo, os técnicos da Codesal realizam diversas vistorias. Quando há um trote, as pessoas que realmente precisam de atendimento urgente são prejudicadas”, lamentou.

As demandas da população são recebidas em 35 pontos de atendimento gratuitos, através do 199. São registrados casos como ameaças ou deslizamentos de terra, desabamento de imóveis e de estruturas como muros, quedas de árvores ou risco de alagamentos, por exemplo. 

A população pode ainda fazer as solicitações através do Fala Salvador 156, ou na sede da Defesa Civil, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô).