Delegados trocam de unidades em Salvador e no interior do estado; veja mudanças

Por enquanto, sete titulares que foram exonerados de suas unidades ainda não foram nomeados para outros locais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2017 às 14:14

- Atualizado há um ano

As delegacias de Salvador e Região Metropolitana e as coordenadorias do interior terão novos titulares. As mudanças acontecem em 10 unidades do estado, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (19).

Em Salvador, as alterações acontecem na 1ª Delegacia (Barris), 3ª Delegacia (Bonfim), 6ª Delegacia (Brotas), na 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina), Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).A delegacia do Nordeste de Amaralina também terá mudanças (Foto: Google Maps)O delegado Lúcio Ubiracê deixa a Delegacia dos Barris e quem assume o posto é a delegada Maria Dail, que ocupava o cargo de titular na delegacia de Brotas. Na 6ª Delegacia, quem assume é Francineide Moura, que era titular da 28ª Delegacia. No lugar de Francineide, assume o ex-deputado estadual Deraldo Damasceno, no cargo de titular.

Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho deixa a Deltur, e quem assume em seu lugar é a delegada Maritta Silva de Souza. Na Delegacia do Bonfim, sai a delegada Ana Virgínia Paim e quem assume o cargo é o delegado Victor Spínola Bastos. Ana Virgínia vai ocupar o cargo de titular da Delegacia para o Adolescente Infrator, no lugar da delegada Claudenice Mayo. A delegada Claudenice Mayo está há 10 anos na DAI (Foto: Arquivo CORREIO)A delegada Claudenice Mayo, 61 anos, contou que está acostumada com as mudanças e que considera as alterações necessárias. Ela começou a carreira no município de Alcobaça, no Sul da Bahia. Depois, trabalhou nas cidades de Valença e Ituberá, na mesma região, até chegar em Salvador. Na capital, ela atuou na Deltur e na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCA), antes de assumir a chefia da DAI. Em março, a veterana completou dez anos à frente da unidade. 

"Tem cerca de dois meses que eu pedi exoneração, mas não queriam me deixar sair", afirmou, entre risos. "Já tem mais de 10 anos que estou na unidade e a gente se envolve muito com tudo que acontece, fica estafada. Não sei ainda para onde vou, mas a mudança é boa, faz bem", afirmou. 

Apesar de não saber ainda onde será lotada, especula-se que o próximo destino da delegada seria o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). Ela seria responsável por coordenar as unidades que ficam na Grande Salvador. "O Depom seria uma boa escolha, mas ainda não está nada decidido", afirmou.O delegado João Uzzum tem 15 anos de profissão (Foto: Arquivo CORREIO)InteriorNa mesma incerteza sobre o futuro está do delegado João Uzzum, 41 anos, que vai deixa a chefia da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Feira de Santana). Ele será substituído pelo delegado Roberto Leal, que comandava a 14ª Coorpin (Irecê).

Uzzum começou a carreira há 15 anos como investigador, no estado de São Paulo. Na Bahia, ele passou pelas delegacias de Vitória da Conquista, Ipirá, Camaçari, Itaberaba e Salvador. Há 2 anos e três meses ele exerce a chefia da 1ªCoorpin. "Não está definido ainda para onde eu vou. Meu interesse é permanecer em Feira de Santana, por conta da minha família, mas isso ainda está sendo decidido", afirmou. 

Antes de assumir a coordenação da polícia de Feira de Santana, Uzzum passou por três unidades da cidade: a Delegacia de Repreensão Furtos e Roubos de Carga em Feira de Santana (Decarga), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e a Delegacia de Homicídios (DH).RMSNa Região Metropolitana de Salvador, as mudanças acontecem nas delegacias de São Francisco do Conde e Madre de Deus. Há também mudanças na delegacia de Vera Cruz.Na 21ª Delegacia, em São Francisco do Conde, sai o delegado José Edson de Jesus Araújo e quem assume é a delegada Lidiane Oliveira Fracari. Já na 17ª Delegacia (Madre de Deus), a delegada Simone Maria Figueiredo Moutinho será substituída por Marcele Cardoso Cavalcante Guerra.Em Vera Cruz, deixa o cargo o delegado Geovani Paranhos dos Santos e assume Ricardo Amorim da Silva Santos. No interior do estado, as mudanças acontecem na 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Feira de Santana, e na 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Irecê.

Nas mudanças publicadas nesta quarta, alguns delegados ainda não assumem outras unidades, como Claudenice Mayo, João Uzzum, Lúcio Ubiracê, Simone Moutinho, José Edson Araújo, Cristiante Inocência Coelho e Geovani Paranhos. A Polícia Civil informou, por meio de sua assessoria, que as mudanças são uma "decisão administrativa" e não comentou sobre detalhes das alterações.