Depois de apagão, Anac vai apurar descumprimento contratual no aeroporto

Concessionária confirma que 23 voos foram afetados; Vinci pode ser multada

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  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 12:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que vai apurar os impactos decorrentes de falhas no fornecimento de energia no Aeroporto Internacional de Salvador. Depois de um apagão na madrugada desta segunda-feira (15), 23 voos foram afetados – entre cancelamentos, atrasos e desvios. 

De acordo com a assessoria da Anac, a agência vai instaurar um processo administrativo para apuração de possíveis descumprimentos contratuais. “Ao fim do processo, a concessionária poderá ser multada em percentual do seu faturamento anual, calculado com base no impacto causado na prestação do serviço aos passageiros, entre outros aspectos”, diz a nota divulgada, referindo-se à Vinci Airports, concessionária que administra o terminal desde janeiro.

Segundo a Anac, os ficais do órgão que atuam no aeroporto comprovaram que o problema elétrico teve início 1h40, sendo restabelecido às 6h05. Todos os serviços no aeroporto foram reestabelecidos por volta de 8h30. A Anac informou que segue acompanhando a operação do aeroporto.

A Vinci respondeu, por meio de nota, que já encaminhou todas as informações e dados sobre o ocorrido para a Agência conforme determina o Contrato de Concessão. "Além disso, aproveitamos para reafirmar que a empresa está 100% comprometida em cumprir com todas as suas obrigações contratuais. Ressaltamos que a notificação da Anac não configura necessariamente uma falha da Concessionária e sim uma oportunidade para que esta esclareça as ações planejadas e executadas em uma situação extraordinária como a ocorrida na madrugada desta segunda" (Confira íntegra da nota no final desta reportagem).

Essa foi a terceira vez, em 2018, que o aeroporto ficou sem luz por rompimento de cabos - as outras situações ocorreram em janeiro e junho. Alguns dos voos estão sendo remarcados para a noite desta segunda. 

Cancelamentos À tarde, a Vinci informou que 23 voos foram afetados pelo problema - corrigindo a informação de 10 voos que tinha sido divulgada anteriormente. Pelo menos três foram cancelados. Segundo a concessionária, a interrupção no fornecimento de energia foi registrada à 1h25, causada pelo rompimento de um cabo subterrâneo de energia elétrica que alimenta o aeroporto. A Coelba identificou o problema às 1h46, em área cercada por vegetação e fora das dependências do Aeroporto. “O gerador do Aeroporto foi acionado às 2h50, assim que foi descoberta a causa da interrupção. Por questões de segurança, o equipamento funcionou parcialmente num primeiro momento e depois entrou em operação total. O fornecimento de energia foi restabelecido parcialmente às 3h30, horário em que também foram retomados os pousos e decolagens”, informou a Vinci. A concessionária ainda ressaltou que a equipe está mobilizada para normalizar as operações e assistir os passageiros. Além disso, a empresa garantiu que o incidente não tem relação com as obras de ampliação que acontecem atualmente no local.

Em nota, a Coelba informou que a interrupção no fornecimento de energia no Aeroporto Internacional de Salvador foi provocada "por um defeito técnico em um componente da rede de distribuição" da rede elétrica e que a concessionária foi acionada à 1h46, enviando uma equipe ao local imediatamente.

"Diante da complexidade do serviço, já que o local é de difícil acesso (com vegetação de mata fechada), o fornecimento foi restabelecido às 5h56", diz a Coelba, na nota.

Ainda de acordo com a concessionária de energia, o terminal de passageiros do Aeroporto de Salvador é suprido por duas subestações: São Cristóvão e Itinga. "No momento da interrupção, o fornecimento era realizado pela subestação Itinga – segunda linha de atendimento.  Com a subestação São Cristóvão em manutenção, não foi possível a manobra de transferência das cargas para o circuito remanescente", completa.   Na tarde desta segunda-feira (15), técnicos da Coelba ainda trabalhavam na inspeção e manutenções necessárias para assegurar a continuidade do fornecimento de energia no Aeroporto.

Companhias aéreas O CORREIO procurou as companhias aéreas que atuam no Aeroporto de Salvador, que são as responsáveis pela assistência aos passageiros em casos como esse. 

A Avianca Brasil informou que o voo 6056, que percorre o trecho entre Guarulhos e Salvador, foi direcionado para Maceió e seguiu para Recife. Já o voo 6043, que liga Salvador a Guarulhos, foi um dos que tiveram que ser cancelado. Em nota, a companhia lamentou o desconforto causado e reforçou que o episódio está relacionado a uma situação adversa que ultrapassa seus limites de atuação. 

“A empresa não está medindo esforços para atender a todos de forma rápida e eficiente. Aos passageiros impactados, a companhia ofereceu toda a assistência necessária e está trabalhando para reacomodá-los nos próximos voos e nos de congêneres o mais breve possível”, completa a Avianca.

A Latam Airlines Brasil também confirmou o cancelamento de dois voos – um que fazia a linha Salvador-Guarulhos, outro que fazia o roteiro inverso, Guarulhos-Salvador –, devido às restrições no aeroporto de Salvador. Os passageiros foram acomodados em voos reprogramados, previstos para seguirem viagem ao longo do dia. 

“A companhia esclarece que os passageiros estão recebendo a assistência necessária. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, diz a empresa.

Já a Passaredo Linhas Aéreas informou que o voo 2241, que partiu de Salvador para Vitória da Conquista, teve um atraso de 24 minutos na decolagem, devido à falta de energia. 

A Azul confirmou que, devido à falta de energia elétrica no aeroporto de Salvador, a companhia teve algumas operações afetadas: o voo AD4062 (Campinas - Salvador) precisou ser alternado para Aracaju e os clientes seguiram via terrestre até Salvador; já os voos AD9021 (Salvador - Goiânia) e AD2975 (Salvador - Recife) decolaram com atraso. 

Confira nota na íntegra da Vinci:"A Concessionária do Aeroporto de Salvador, colaborando com as autoridades competentes, informa que já encaminhou todas as informações e dados sobre o ocorrido para a Anac conforme determina o Contrato de Concessão. Além disso, aproveitamos para reafirmar que a empresa está 100% comprometida em cumprir com todas as suas obrigações contratuais. Ressaltamos que a notificação da Anac não configura necessariamente uma falha da Concessionária e sim uma oportunidade para que esta esclareça as ações planejadas e executadas em uma situação extraordinária como a ocorrida na madrugada desta segunda, 15.  Aproveitamos para reafirmar alguns pontos importantes:  - A interrupção no fornecimento de energia aconteceu devido a um defeito técnico em um dos equipamentos de distribuição de energia, em área fora das dependências do Aeroporto;  - O sistema de geradores do Aeroporto entrou em funcionamento, cumprindo protocolos de segurança exigidos. Ressaltamos que os geradores não substituem completamente o fornecimento de energia regular. A energia dos geradores serve para manter um funcionamento mínimo para o Aeroporto; - O serviço de reparo realizado pela empresa fornecedora de energia (Coelba) durou mais de 4h30 em virtude da complexidade na realização do serviço, já que o local é de difícil acesso (com vegetação de mata fechada). O fornecimento foi restabelecido às 5h56; - Ao todo, foram 23 voos impactados, atualizando o dado divulgado anteriormente; - Durante o incidente, toda a equipe do Aeroporto esteve mobilizada para normalizar a situação, apoiar as equipes das companhias aéreas e prestar assistência aos passageiros."