Depois de denúncias, prefeitura planeja ações de requalificação para Stella Maris

salvador
13.03.2012, 20:45:00

Depois de denúncias, prefeitura planeja ações de requalificação para Stella Maris

No começo do mês, o assassinato de uma estudante de Manaus revelou a situação crítica do bairro

Da Redação

Depois que uma universitária de Manaus, Natalia Penhalosa Duarte, foi assassinada no começo de março em Stella Maris e que os moradores denunciaram a situação de abandono do bairro, a prefeitura de Salvador planeja tomar medidas para requalificar o bairro. De acordo com informações do gabinete, o prefeito João Henrique determinou que fossem feitos reparos relacionados à iluminação pública, poda de árvores, mutirão de limpeza e campanha educativa visando o descarte de lixo no local.

“É uma ação integrada, que pretende atender reivindicações os moradores. Construímos a Praça de Guaratuba para o lazer das pessoas, mas é necessário, entretanto, que a população contribua no sentido da preservação”, afirmou o prefeito. Nesta semana, uma reportagem do CORREIO* denunciou a situação de abandono e de insegurança vivenciada pela região.

Mesmo com o lazer da Praça Alameda, moradores reclamam da falta de segurança



Segundo a matéria, quase todos os moradores e comerciantes de Stella têm uma história de assalto, furto, arrombamento ou até sequestro para contar. Na maioria das vezes, os bandidos estão armados. Não tem hora e nem lugar. Com este clima, existe o temor generalizado de que o local, tido como um dos melhores para o veraneio, seja desvalorizado.

Além da questão da segurança, o bairro enfrenta descarte irregular de lixo, entulho em matagais e dunas, que são Área de Preservação Ambiental (APA). A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) garantiu que fará a fiscalização, promovendo uma campanha educativa, com visitas aos síndicos dos condomínios, proprietários de casas comerciais e hotéis, mutirão de limpeza, com capinação e roçagem.

Técnica dos Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) realizaram inspeção técnica no bairro e constataram problemas em diversos pontos. O órgão autorizou a substituição dos equipamentos nos pontos mais comprometidos e a instalação de pontos de luz onde a iluminação foi considerada deficiente. Dos quase 100 pontos que já foram ou ainda serão avaliados, apenas 14 ações de reparos foram feitas. Segundo a SESP, são frequentes os furtos de cabos de energia e destruição de equipamentos, como lâmpadas de postes, projetores e luminárias.

“Este ano, já gastamos aproximadamente R$ 15.000,00 para repor os equipamentos danificados ou destruídos por vandalismo em Stella Maris. Esse dinheiro que é utilizado para repor os equipamentos destruídos poderia ser aplicado em projetos de melhoria e ampliação do sistema luminoso do local", pontua o secretário Marcelo Abreu.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais