Depois de viajar na executiva, ninguém mais é feliz voando na classe econômica

Entenda porque dez em cada dez viajantes - especialmente, em voos longos - sonham em dar esse upgrade na passagem aérea

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 21:56

- Atualizado há um ano

Poltrona do Boeing 787 Dreamliner, da KLM, a aeronave mais moderna do mundo e na qual viajamos de Amsterdã para o Rio. A poltrona foi criada pela designer Hella Jongerius (Fotos: Divulgação)Em dezembro passado, viajei pela primeira vez de classe executiva para o exterior. Destinos: Paris e Amsterdã, partindo de São Paulo. Entendi completamente porque dez em cada dez viajantes - especialmente, em voos longos - sonham em voar na classe executiva.A passagem em classe executiva custa, em média, três vezes o preço da mesma passagem na classe econômica, onde a maioria dos simples mortais voa (e se cansa, se  amassa e se despenteia, tendo ao lado, às vezes, uma incômoda e desconhecida criatura humana). Com mesa para refeições ou trabalho funcional, a luxuosa poltrona da Air France tem um compartimento vermelho para acomodar fones de ouvido, espelho e objetos pessoaisMas para quem pode pagar a business class, a vida de viajante é bela. Afinal, é confortável demais ter uma poltrona com designer supermoderno que reclina e vira totalmente uma cama de 180°, como a full flat da Air France, dentro de uma espécie de casulo com privacidade individual e acesso direto ao corredor.Quem não quer comidinhas e refeições preparadas por grandes chefs e servidas em porcelana com garfos e facas reais? E bebidas da melhor qualidade? E, nos aeroportos, acessos às salas Vips com tudo do bom e do melhor (até mesmo banheiro para você tomar uma refrescante ducha)?Desde a primeira taça de champanhe (e foram algumas) até o desembarque, 11 horas depois, no Charles de Gaulle, me senti mais feliz do que pinto no lixo, isto é, no luxo. Chegar ao destino descansado faz a maior diferença.Popmaníaco, não resisti ao bom entretenimento oferecido numa tela touch screen (de 16 polegadas), no meu cafofo criado pelo designer britânico Mark Collins. Disponíveis em 12 idiomas, vi filmes e muitos videoclipes de world music (Paris é a meca europeia da world music, destino preferido de muitos músicos africanos e árabes, nativos de ex-colônias).Criada pelo designer Mark Collins, especializado em transporte de luxo, a poltrona da classe executiva da Air France se transforma em uma cama de 180º em voos longosMarinheiro de primeira viagem, demorei uns dez minutos para encontrar tudo que tinha no meu casulo: armário com revestimento vermelho para colocar os fones de ouvido, um espelho (fiz logo uma selfie com uma taça de champanhe, claro), tomadas, entrada USB, botões para descer encosto, deslizar a cama, porta-revistas...

Na volta ao Brasil, num voo Amsterdã-Rio da KLM, no Boeing 787 Dreamliner, o avião mais moderno do mundo, eu já estava descolado em classe executiva. Mais à vontade, inclusive, na relação com as sorridentes comissárias, sempre dispostas a nos oferecer comidinhas e bebidinhas.A Air France, que desde 2004 forma com a KLM um gigante global europeu de transporte aéreo, é incrível na qualidade dos seus serviços, mas a KLM Royal Dutch Airlines me fascinou um pouquinho mais no nosso primeiro encontro. Foi paixão à primeira voada (risos).Fundada em 1919, sendo a companhia aérea mais antiga do mundo em atividade com seu nome original, a KLM tem uma classe e uma beleza visual condizentes com a fama e a originalidade do design holandês.Pelos tons azuis do exterior e do interior dos aviões, passando pelas roupas das comissárias, deve ser a companhia predileta de pessoas que amam a cor azul - como o Rei Roberto Carlos. E no fim do voo ainda recebi uma casinha holandesa de porcelana da Delft de brinde, com gim dentro. Como não amar?  

1 Champanhe - O famoso vinho branco espumante francês, servido em taças de cristal, não falta no ótimo atendimento a bordo das aeronaves da Air France e da KLM, que são parceiras da Gol em voos para a Europa.  2 Casinha - No fim do voo da classe executiva da KLM, o passageiro ganha de brinde uma casinha holandesa de porcelana da Delft Blue (criada no século XVII), com gim Bols dentro. A ideia é você colecionar as casinhas.3 Nécessaire - Além de travesseiro grande de penas, cobertor e meia, o passageiro da Air France recebe uma charmosa nécessaire com escova, creme dental, pente, protetor labial, calçadeira e creme hidratante.4 Menu gourmet - Renomado chef do Le Grand Vefour, Guy Martin assina o menu da classe executiva da Air France. Inspirado nos sabores globais e renovado a cada duas semanas, ele criou uma seleção de seis pratos principais.5 Louça chique - Na classe executiva da holandesa KLM (companhia fundada em 1919), as louças têm a assinatura do designer Marcel Wanders e as refeições servidas foram elaboradas por top chefs da Holanda.6 Chef brasileiro - Nos voos da KLM que partem do Rio e São Paulo, a comida tem a marca do chef brasileiro Rodrigo Oliveira, dono dos famosos restaurantes Mocotó. Na foto, um gratinado de mandioca com carne seca.O avião mais moderno do mundo O Boeing 787 Dreamliner é tudo de bom em conforto e modernidadeAmsterdã para o Rio pela KLM, no dia 13/12/2016, no avião mais moderno do mundo, quase bati palminhas como uma foca de parque aquático. O Boeing 787 Dreamliner é tudo de bom em conforto e modernidade. Para começar, a iluminação azulada ajuda a dar maior serenidade ao passageiro, e as janelas (30% maiores que as habituais) têm entrada de luz ajustável ao toque de um botão. Bem mais silencioso do que os outros aviões, ele emite 20% menos de C02, tem maior pressurização na cabine e serviço de WiFi. A classe executiva possui 30 poltronas, todas com acesso direto ao corredor e protegidas por um casulo que preserva a individualidade. O entretenimento a bordo inclui 200 filmes, 200 programas de TV, jogos e música, com telas de 16 polegadas. E tem máquina de café expresso na classe executiva.Gol é parceira da Air France-KLM Assento Gol+Conforto: 34 polegadas (86,3 cm) de distância entre as fileiras e reclinação 50% do encostoNa sua classe econômica, a Gol oferece a alternativa de uma viagem mais agradável com o assento Gol+Conforto (a partir de R$ 15) nas sete primeiras filas do avião, com 34 polegadas (86,3 cm) de distância entre as fileiras e reclinação 50% do encosto. Para a Europa, desde 2014, a Gol e a Air France-KLM têm um acordo para conexões. Isso permite que passageiros da Gol em mais de 50 cidades brasileiras façam conexão no Rio e São Paulo, seguindo para a Europa pela Air France ou KLM (ou as duas numa mesma viagem). *O jornalista viajou a convite da Air France-KLM, Gol e The Leading Hotels of The World