Deputado mais velho da Bahia já passou por 16 partidos e venceu 10ª eleição

Filho de fazendeiros, veterano da Alba tem 81 anos e entrou na política em 1970

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 8 de outubro de 2018 às 19:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Jurandy Oliveira (PRP) passou mais da metade da vida na política (Foto: Divulgação) A primeira vez em que Jurandy tornou-se deputado, em 1983, o Brasil ainda vivia na Ditadura Militar. Depois, nunca mais saiu da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba): deputado oito vezes e suplente por um mandato.

Nesse domingo (7), foi novamente reeleito como deputado estadual. É a 10ª candidatura de Jurandy Cunha Oliveira (PRP), 81 anos, o deputado estadual mais velho da Bahia. Um dos veteranos da Casa onde a média de idade é 48 anos.

O deputado nasceu num dia 15 de janeiro, em Ipirá, no Centro Norte do estado. Um dos nove filhos de um casal formado em 1930. O pai, Alonso Gonçalves de Oliveira, era um fazendeiro com bastante influência na região. A mãe, Albina Cunha Oliveira, filha de portugueses, cujo nome é exaltado em uma escola municipal. Ao que parece, Jurandy reuniu em si as características mais políticas de seus pais: o tino com o público de Albina, lembrada pelos moradores de Ipirá como uma senhora caridosa, e o pragmatismo do pai.

Foi para o Rio de Janeiro ainda jovem, entre o final da década de 50 e o início dos anos 60, para estudar. Em 1963, já fixado em Salvador, cursou Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Chegou a atuar como professor de Direito e Legislação aplicada numa escola de formação já extinta, entre 1969 e 1970, mas abandonou a carreira acadêmica. Tendeu, mesmo, para a política.

Leia também: Novinho da Alba: aos 21 anos, Rogerinho é o deputado estadual mais novo da BA

Os primeiros cargos, na verdade, foram conquistados justamente em Ipirá. De primeira, em 1971, foi eleito em plena ditadura pelo então partido de oposição ao sistema, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Depois, em 1977, migrou para a Arena, representada, sobretudo, pelos simpatizantes do regime militar.

Foram apenas as primeiras migrações de partido. Nos anos de trajetória, filiou-se a, pelo menos, 16 legendas. Na atual, PRP, está desde o início deste ano. O decano da Alba é também um acumulador de siglas.

Talvez pelas duas razões, ao nome de Jurandy seja sempre seguida uma resposta.“Jurandy? É um daqueles deputados que só saem daqui quando quiserem, parece”, respondeu um colega, sob anonimato.Nas eleições deste domingo, elegeu-se com 47,4 mil votos - o mais votado, João Isidorio, do Avante, filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório, teve 110,5 mil.

A diferença, apesar de expressiva, não foi suficiente para excluí-lo de mais uma vitória nas urnas. O que também serve para ilustrar a questão da rotatividade na Assembleia. Dos 63 eleitos, 24 são marinheiros de primeira viagem – 38% do total.

No novo mandato, poucos são os novos projetos. Durante os anos nas políticas, Jurandy envolveu-se principalmente a questões como a defesa do consumidor e o combate à seca e à fome. A aposta é que o deputado siga a mesma linha dos 47 anos de política. Afinal, pelo menos em números, deu resultado até agora.