Desafio de mountain bike reúne ciclistas em Mucugê, na Chapada

Organização tem treinos programados no percurso da prova, uma vez por mês, para reconhecimento 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2019 às 16:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

De 6 a 8 de setembro, o município de Mucugê vai reunir o que há de melhor no ciclismo na Bahia. É que a cidade sediará a 7ª edição do Desafio Mucugê de Mountain Bike, válido pelos rankings brasileiro e baiano de XCM. Cerca de 800 ciclistas de todo o país disputarão a prova, em um dos cenários mais belos e desafiadores do estado, a Chapada Diamantina. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site www.desafiomucuge.com.br.

Até setembro, o Desafio Mucugê vai realizar, uma vez por mês, treinos programados no percurso da prova para reconhecimento pelos atletas. Os treinos estão marcados para os dias 29 de junho, 27 de julho e 10 de agosto.

“O cenário é incrível, único, na Serra do Sincorá, com muitas subidas e descidas. É uma forma de incentivarmos não só os ciclistas profissionais, mas também os amadores a conhecerem a região e tomarem gosto pelo MTB. Qualquer pessoa que tenha condições físicas e técnicas pode participar dos treinos”, conta o ciclista Roberto Augusto da Silva, 50 anos. 

O Desafio Mucugê é uma prova técnica, de longa de distância, com aproximadamente 80 km no percurso Pró. 

No dia 7 de setembro, acontece o cicloturismo, voltado para os iniciantes, com largada no Centro Histórico de Mucugê. Já no dia 8, será a vez dos percursos SPORT 54 km e PRÓ 80 km, no formato XCM, maratona que faz parte do Campeonato Baiano de MTB, pontuando na região 03, além de somar pontos para o ranking nacional de maratona XCM1.

Em 2019, o Desafio Mucugê conta com 27 categorias ao todo, com destaque para o maior número de categorias femininas em provas de MTB do estado. Além de atletas de alto desempenho, que disputam as 14 categorias oficiais (aquelas que contam ponto para a CBC), o evento esportivo também abre espaço para categorias não-oficiais, que incluem o infanto-juvenil (12 a 14 anos) e o cicloturismo.