Desapropriação de área pode travar dois novos investimentos

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 05:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A área do CD O Grupo Petrópolis, dono da Cervejaria Itaipava, anda correndo pela região da Cidade Baixa à procura de uma área para a implantação de um novo centro de distribuição em Salvador. Segundo informações que correm no mercado, a empresa, com mais de 17 mil pontos de vendas em Salvador deseja reforçar a sua capacidade de atendimento na capital baiana. Até agora, o espaço que melhor atenderia os interesses da empresa, segundo informações de envolvidos na negociação, pertence à Companhia Empório de Armazéns Gerais Alfandegados (CLIA Empório), na Boa Viagem, para quem a negociação seria uma solução também para seus planos de ampliação. Há apenas um problema: a área da CLIA Empório foi desapropriada pelo governo estadual para a implantação de um centro de treinamento de boxe. Nos bastidores, as duas empresas já bateram em algumas portas no Centro Administrativo, mas as coisas não tem avançado. O empresário Walter Faria, fundador do Grupo Petrópolis, já tentou conversar com representantes do governo sobre o assunto, a direção do da CLIA Empório, do mesmo modo, ambos sem muito sucesso. 

O que está em jogo O que se diz é que os dois negócios juntos podem gerar até mil empregos – 600 da Itaipava e mais 400 na nova área da CLIA Empório. E não custa lembrar que no último ano, a cervejaria rendeu quase R$ 300 milhões em ICMS aos cofres estaduais. Procurado através da assessoria de imprensa, o Grupo Petrópolis confirmou que busca uma área, mas ponderou o espaço citado seria apenas uma das opções. Disse ainda que a informação sobre o número de empregos é imprecisa. A reportagem não conseguiu contato com a CLIA Empório, mas em um ofício enviado recentemente ao governo, a empresa informa que a implantação de sua nova área depende dos recursos da venda para a Itaipava. 

Nova pauta Com uma pauta comercial focada em minérios e pedras preciosas, a Bahia está entre as regiões brasileiras mais importantes para o Canadá. Em 2018, foram registradas trocas comerciais acima dos US$ 250 milhões. Para Câmara de Comércio Brasil – Canadá (CCBC) existe espaço para diversificar a pauta de produtos e serviços, o que pode evitar um futuro déficit nas trocas entre os dois países. As oportunidades neste sentido serão apresentadas  amanhã, em um evento que se inicia às 09h, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. 

No horizonte Benchmarking Saúde 2019 A mais importante premiação no segmento médico-hospitalar baiano divulgou a lista de indicados. Ao todo, 98 gestores e empresários do setor concorrem em 24 categorias na premiação realizada pelo Grupo Criarmed, com apoio da Abramge, Febase, Unidas, Sindhosba e Ahseb. O resultado vai ser divulgado no dia 02 de abril. 

Turismo na Codeba O empresário Pedro Galvão, ex-presidente da Abav-Bahia e ex-secretário do Turismo no estado, é o mais novo conselheiro da Codeba. 

Adeus a Paulo O turismo baiano se despediu na última semana do seu grande pensador.  Paulo Gaudenzi, carinhosamente chamado por muitos de professor, sempre enxergou na atividade um caminho para a transformação econômica da Bahia. Com planejamento e os investimentos necessários, é claro.