Descubra qual o seu propósito: veja as principais perguntas que levam você até ele

Conhecer sua missão, visão e seus valores ajuda a impulsionar sua carreira e trazer mais felicidade na vida pessoal e no trabalho

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 21 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Às vezes, sua vida e seu trabalho parecem não fazer sentido, certo? Errado. Encontar um propósito para a vida pessoal e profissional é apontado hoje como um fator determinante para a felicidade, motivação, qualidade de vida e sucesso profissional. Propósito virou um termo da moda entre especialstas em recursos humanos e coaches, mas de difícil aplicação, porque não é fácil conhecer a si mesmo e  descobrir as razões para sua vida e obra.

Algumas perguntas, se respondidas corretamente, podem ajudar na definição dos propósitos pessoal e profissional e assim alavancar carreiras. Por que quero trabalhar com isso? Que legado quero deixar? O que eu preciso fazer para  alcançar minhas metas mais rapidamente? São algumas delas. As respostas a elas, todas subjetivas, pessoais e intransferíveis, vão ajudar a traçar o plano necessário para alcançar o sucesso que todo  profissional deve desejar alcançar. 

“A pessoa que trabalha com propósito não só sabe quem ela é, o que faz, mas também entende por que faz e como isso contribui e impacta a vida de outras pessoas. Ela tem uma percepção da razão de sua existência e determina um sentido ou um significado para o que ela faz”, explica o master coach e diretor da Brascoaching Treinamento e Desenvolvimento Empresarial Moisés Ribeiro. 

Depois dessa primeira imersão de autoconhecimento, deve ocorrer uma segunda, para estabelecer a missão, os princípios e visão na definição do propósito: “Quem consegue definir isso de forma genuína e precisa, terá mais chances de ser fiel a si mesmo e aos seus sonhos, sendo, no final das contas, mais feliz e engajado”, diz o diretor da Kuratore Treinamentos e Desenvolvimento Humano Tiago Petreca.  Zandra Daiane reconfigurou os objetivos da sua carreira e da sua vida pessoal (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) ‘Dei uma guinada na minha vida’

Zandra Daiane Santana  Sou administradora com especialização em Auditoria e Processos. Tenho também mais alguns cursos na área de Desenvolvimento Humano. Trabalhei por 12 anos na área de saúde e por mais seis atuei como gerente de projetos, ainda com um link na mesma área de saúde. Porém, nos últimos dois anos, comecei a focar nesta parte de desenvolvimento humano,  e então criei uma paixão por esse segmento, ao entender que o meu propósito era ajudar outros profissionais a se desenvolverem também. Não tinha intenção nenhuma em me jogar nessa área, mas na medida em que fui me envolvendo, mais fui  me identificando, e tenho feito esse trabalho em paralelo com a gestão de projetos. Tudo começou quando, enquanto gestora, passei a me relacionar com uma equipe de trabalho que não via e busquei uma ferramenta que me ajudasse a aproximar mais as pessoas. O meu ‘estalo’ veio junto com uma busca de evoluir profissionalmente, justamente para melhorar o meu relacionamento com minha equipe. A partir daí, comecei a fazer um exercício natural e perceber o resultado positivo nisso. Hoje, na vida, a gente precisa ter um objetivo, uma meta para que ela, a nossa vida, valha a pena. Quando as pessoas são provocadas, elas conseguem enxergar esses pontos e a vida delas muda. Agora eu ajudo também outras pessoas a enxergarem o propósito delas e sua missão no trabalho. É preciso ser um aprendiz nato. Aprender com os meus erros, com os erros das pessoas. Quando entendi meu propósito dei uma guinada na minha vida, não só profissional, mas pessoal e  financeira. A vontade de mudar o cenário tem um papel muito importante e faz toda a diferença. Comecei a me fazer algumas perguntas: por que estou nesta empresa, neste momento e durante todo este tempo? Comecei a entender que minha passagem ali não era por um acaso. Me submeti a todo processo de autoconhecimento para aperfeiçoar as habilidade que eu tinha, inclusive meus pontos fracos. E não tive medo de me expor. Ainda tenho pontos que precisam ser melhorados, mas em primeiro lugar a gente tem que querer se transformar, e identificar o propósito permite essa mudança, porque aí você encontra a sua razão de existir.  

PARA DEFINIR SUAS METAS E OBJETIVOS 

Planejamento É estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para atingi-los. Estruturar o caminho entre desejo, ação e resultados. 

Autoconhecimento  Compreenda quais são seus dons, talentos, habilidades e competências. E o que gosta de fazer. 

Alinhamento  O rumo da carreira diz respeito aos seus objetivos e metas. Nesse ponto cabe o entendimento sobre o ambiente corporativo ou empreendedor em que se está inserido. Tem que entender as regras do jogo e - acima de tudo para aqueles que querem fazer a diferença - ter alinhamento entre o propósito pessoal e os valores da companhia ou empreendimento em que se está envolvido. 

Princípios, missão, visão São atributos que fortalecem e dão sustentação para o profissional. Quem consegue definir isso de forma genuína terá mais chances de ser fiel a si mesmo e aos seus sonhos, sendo, no final da contas, mais feliz e engajado com a sua própria missão.

ALGUMAS PERGUNTAS QUE LEVAM À DESCOBERTA DO PROPÓSITO*

. Quem é você?

. Quais as 5 palavras que mais definem você?

. O que você acha que os outros pensam quem você é ?

. O que você faz profissionalmente?

. Por que e para que você faz isso?

. O que dá sentido ou significado a sua vida?

. O que você imagina que seja seu propósito de vida?

. Se você tivesse um chamado em sua vida, qual seria?

. Qual será o seu legado e como você gostaria de ser lembrado no caso de ser bem-sucedido ?

. Qual a razão de sua existência?

. Onde você quer chegar?  

. Onde você se vê daqui a 10 anos?

. Como você quer ser reconhecido no futuro?

. Que princípios norteiam sua vida e de que forma?

. O que é verdadeiramente importante em sua vida e por que isso é importante?

. O que é inegociável pra você?

. O que uma pessoa com essa missão, propósito, visão e valores,deve fazer agora rumo à concretização de seu projeto de vida?

*Essa ferramenta foi elaborada por Moisés Ribeiro e  faz parte da Formação em Coaching da Brascoaching.