Designer das joias da novela Segundo Sol começou com loja em Salvador

Pernambucana começou a trabalhar com joias na Bahia e hoje faz sucesso na novela das 21 horas da Globo

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  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 26 de julho de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

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Lucia Lima é responsável pelas joias da novela Segundo Sol (Fotos: Renato Santana) Quando deixou São Bento do Una, em Pernambuco, para morar na Bahia, Lucia Lima, começou a trabalhar com joias. Comprava e revendia em domicílio até abrir uma joalheria num shopping da capital baiana.

O negócio ia bem, mas ela sentia falta de produtos personalizados, para atender a demanda da clientela. Numa visita ao Museu Carlos Costa Pinto, se encantou com a coleção de joias das crioulas e decidiu que iria criar suas próprias peças inspiradas naquela riqueza cultural.

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“Fui criada na religião católica, nunca tinha ouvido falar em religião de matriz africana, mas aquilo me impactou e comecei a pesquisar”, conta.

As primeiras peças foram desenvolvidas em prataria, com os búzios e os símbolos dos orixás. Algumas de suas clientes de fora adoraram, mas as baianas não valorizaram a herança africana. Não se intimidou. Fechou a loja e abriu um ateliê.

“Vinha muita gente do Rio aqui e aí resolvi levar minhas peças pra lá também. O carioca se encantou de imediato com meu trabalho e comecei a receber convites para participar de desfiles”.

Naquela época, eventos de moda, como o Fashion Rio, eram muito fortes e foi pra lá que Lucia Lima levou suas joias. “Participei de muitas edições e acabei chamando a atenção dos estilistas e figurinistas da TV Globo, que começaram a me requisitar”, lembra.

Suas primeiras peças apareceram na telinha na novela Chocolate com Pimenta (2003). Depois não parou mais. A princípio, a equipe escolhia algumas para os personagens, depois passou a criar sob encomenda. “A equipe da novela se reunia comigo, como faz até hoje, me passava o briefing com o perfil do personagem, e eu desenvolvia a peça”. Foto: Renato Santana Criando Tendências Logo que uma de suas joias surgia na telinha, no dia seguinte era copiada e vendida por ambulantes no comércio informal. “Lembro que uma das primeiras coisas que uma figurinista da Globo me perguntou foi se eu estava preparada para ver minha peça copiada e vendida nas ruas da 25 de março (avenida paulistana famosa pelo comércio popular) no dia seguinte, porque eu ia lançar tendência. Refleti rapidamente e concluí que isso era bom. O que não gosto é quando um designer se apropria de uma peça minha e diz que é dele”.

E assim, lá foi Lucia Lima espalhando tendências Brasil afora. Um dos seus maiores sucessos foi o máxicolar de pedras brasileiras que criou para a personagem de Vera Fisher na novela Caminho das Índias (2009).

No dia seguinte, o telefone da CAT - Central de Atendimento ao Telespectador (canal que a emissora dispõe para informar o público como encontrar peças e objetos usados em seus cenários) - não parou. Todos queriam saber onde comprar o tal colar. Logo, cópias ganhavam versões e eram vendidas em todos os lugares. De joalherias caras a ambulantes. Virou tendência.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: No ateliê onde atende sua clientela, no bairro de Ipanema, no Rio, Lucia Lima não vendeu tantos assim. “Nem sempre o retorno vem da venda dessas peças que se tornam sucesso na TV. Porque, muitas vezes, a pessoa quer um colar meu, mas não pode pagar e aí compra uma cópia que é mais barato, acho normal. Mas o cliente que valoriza o trabalho do designer, que quer uma peça original, vem até mim”. Laureta, personagem de Adriana Esteves, com um colar da designer Novela baiana Ao longo de quase duas décadas nessa vida de novela, Lucia aprendeu que tudo é relativo. “Muitas vezes, a gente aposta no sucesso de uma determinada peça que será usada por uma atriz do primeiro time, uma protagonista, e isso nem sempre acontece. Não sei explicar essa mágica, mas o fato é que o público é quem determina o que será ou não sucesso”.

E sucesso mesmo tem sido sua última coleção, batizada de Todos os Santos, que inclui dezenas de joias criadas especialmente para a novela Segundo Sol. “Nessa novela, me senti em casa para criar, afinal, a trama se passa aqui e eu me considero baiana, já que adotei a Bahia há 38 anos”.

A coleção, desenvolvida em prata, ouro, couro e pedras brasileiras, é inspirada em ícones locais e está adornando personagens como as de Giovana Antonelli, Adriana Esteves, Deborah Secco, Letícia Colin, Maria Luisa Mendonça, dentre outras.

Para quem pensa que a exclusividade é do sexo feminino, é bom dar uma espiadinha no escapulário de São Bento usado pelo personagem Miguel/Beto Falcão (Emílio Dantas). A peça, que ela criou exclusivamente para a novela, é uma campeã de vendas. Até agora, mais de 20 já foram exibidas nas duas fases da trama.

Mas Lucia ainda tem muito trabalho pela frente. “A novela fica, em média, nove meses no ar e, por isso, a demanda dos figurinistas é constante. Já criei várias joias que estão guardadas para apresentações ao longo da história”.

*Colaborou para o BAZAR