Deslizando por ruas e calçadas

Por Antônio Meira Jr.

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O patinete elétrico compartilhado é uma boa solução para deslocamentos curtos; chega a 29 km/h (Foto: Antonio Meira Jr.) A Califórnia é o estado com maior número de veículos e híbrido dos Estados Unidos. O governo local, além de incentivar o uso desses carros, com bônus de até  U$ 7.500  para quem compra um, também apoia outras iniciativas para que as pessoas utilizem formas alternativas de transporte. Entre elas estão os patinetes elétricos,  espalhados por toda a área metropolitana de Los Angeles. Resolvi experimentar a novidade entre Santa Mônica e Venice Beach, para um passeio na orla. Basta instalar um aplicativo no smartphone, carregar com pelo menos 10 dólares (cerca de R$ 38) e visualizar onde está o patinete mais perto - o sistema ainda mostra se ele está carregado. Depois disso, basta se aproxima do veículo, apontar o Smartphone para o QR Code, destravar e rodar. É possível que a novidade chegue ano que vem ao Brasil por meio da Uber, que investiu U$ 335 milhões na Lime, empresa que opera os patinetes compartilhados fornecidos pela Segway. Freio dianteiro na esquerda e aceleração na direita. Ao centro, o indicador de velocidade e carga da bateria; Em Los Angeles, na Califórnia, é fácil encontrar um para alugar. Basta instalar um aplicativo no smartphone FORMAS DO FUTURO A Hyundai anunciou que levará para o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece de 8 a 18 de novembro, um inédito SUV elétrico conceitual. De acordo com a empresa, o modelo foi desenvolvido pelo Hyundai Design North America, estúdio de design localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com a área de planejamento de produto da empresa no Brasil. A expectativa é que esse veículo tenha as mesmas linhas que serão aplicadas na nova geração do HB20, prevista para meados de 2019. UM NOVO ELÉTRICO A Porsche confirmou a produção em série do Mission E Cross Turismo, seu segundo carro elétrico. O novo modelo possui uma arquitetura de 800 volts e está preparado para ser conectado às estações de carregamento rápido. Seu sistema possui uma potência de 600 cv de potência e autonomia de 500 km. O veículo é derivado do Taycan, o primeiro Porsche  elétrico que será apresentado para o mercado em 2019. A marca alemã anunciou que planeja investir mais de 6 bilhões de euros em eletromobilidade até 2022. BAIANO DE KART O Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, recebe hoje a quinta etapa do campeonato baiano. Serão seis baterias, duas de cada categoria: Honda 400 A, Honda 400 B e Rental, onde os competidores utilizam karts alugados. O campeonato deste ano está bem equilibrado e os campeões ainda não foram definidos. As disputas começam a partir das 13 horas e a entrada é gratuita. A sexta e última etapa está marcada para 9 de dezembro.

CARROS AUTÔNOMOS  Um estudo da Intel revela que, apesar dos receios e inseguranças, consumidores não veem a hora de ter um carro autônomo. A pesquisa realizada com consumidores norte-americanos revela que apenas 21% dos entrevistados trocariam seus carros por um modelo autônomo hoje. No entanto, o mesmo estudo mostrou que 63% deles acreditam que esse tipo de veículo será padrão daqui a 50 anos.

PRÓXIMAS EDIÇÕES Devido ao feriado de Finados, no dia 2 de novembro, a próxima edição do AUTOS será publicada quarta-feira, dia 31 de outubro. Na semana seguinte, o caderno de veículos do CORREIO volta aos sábados, no dia 10, e retorna a uma quarta-feira, no dia 14, dessa vez por conta do feriado da Proclamação da República.

20 ANOS Este mês, a picape Strada, que chegou anos atrás para completar a família Palio, está completando duas décadas. Neste período, o veículo da Fiat evoluiu e ganhou alguns atrativos, como cabine dupla e bloqueio do diferencial. A Strada é a líder do seu segmento, com 53% das vendas.