Detetives do Prédio Azul: sucesso da televisão para o cinema

Série infantil DPA - Detetives do Prédio Azul ganha versão bacaninha para a telona com trama de aventura e muito mistério

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 20 de julho de 2017 às 06:01

- Atualizado há um ano

Não é cenário, não. O prédio pequenino, de três andares, pintado de azul-bebê, existe mesmo na Rua Alberto de Campos, em Ipanema. E, para surpresa de seus moradores, se tornou ponto turístico da garotada que vai ao Rio de Janeiro, pois é onde se passa a divertida novelinha D.P.A. - Os Detetives do Prédio Azul, exibida no canal pago Gloob. Novelinha do Gloob, D.P.A. - Detetives do Prédio Aziul chega ao cinema (foto/divulgação)A trama sobre as desventuras de uma síndica sádica, um porteiro atrapalhado e três destemidos aspirantes a detetive faz tanto sucesso que já virou livros e parque temático. Agora, chega ao cinema o divertido longa-metragem Detetives do Prédio Azul (D.P.A.): O Filme, dirigido por André Pellenz (Minha Mãe É uma Peça: O Filme/2013), que estreia em 400 salas, ampliando o universo de atuação da moçadinha para fora do Prédio Azul.

“Acredito que seja um caminho natural o programa sair da TV”, opina Pellenz, à frente da série desde a estreia, em 2012, e neste tempo acompanhou a troca de elenco infantil. Agora, reuniu os dois times para chamar todos os públicos que já assistiram D.P.A. “Na hora da filmagem, eu me lembrei de como tudo começou, de como eles eram pequenininhos, como estávamos começando um projeto com muita vontade. Vê-los hoje como atores consolidados e responsáveis é uma das maiores felicidades profissionais que eu poderia ter”, diz o diretor.

A história começa com uma festa em que dona Leocádia (Tamara Taxman, ótima no papel de bruxa má) preparou para reunir os antigos colegas da escola de magia. Mas alguma coisa dá errada e, do nada, ela fica boazinha e o prédio precisa ser demolido. É quando entram em ação os determinados Sol (Letícia Braga), Bento (Anderson Lima) e Pippo (Pedro Henriques Motta), que saem à procura de pistas.

Com ajuda do porteiro Severino (Ronaldo Reis) e dos detetives veteranos Mila (Letícia Pedro), Capim (Cauê Campos) e Tom (Caio Manhente), eles resolvem o mistério e trazem a velha Leocádia de volta. Não que fizessem questão da ruiva ranzinza na cola deles. Mas precisavam  normalizar as coisas - e também porque gostam dela de verdade. “Leocádia é a  criança da série, apesar de seus 300 e poucos anos. É ela que faz tudo errado, arma todas as confusões. Mas os pequenos sabem que ela não é 100% má”, se diverte Tamara Taxman.