Deve ao Detran? Agora é possível parcelar dívida em 12 vezes no cartão de crédito

Débito pode ser dividido em até três cartões diferentes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2018 às 11:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Você está devendo ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)? O órgão de trânsito informou nesta sexta-feira (6) que já está disponível na Central de Atendimento do Detran-BA, na Avenida ACM, em Salvador, o totem eletrônico para a consulta de débitos consolidados, referentes à taxa de licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e multas. A pessoa pode optar pelo pagamento, de tudo junto, com cartão de crédito, em até 12 parcelas, assumindo os encargos.

Antes, somente os correntistas do Banco do Brasil tinham direito ao benefício, que foi ampliado para os clientes de todas as instituições financeiras. A medida não vale para débitos referentes ao IPVA e taxa de licenciamento de 2018. 

De acordo com o Detran, o usuário pode fazer a simulação da quitação integral da dívida - utilizando três cartões diferentes. Em seguida, ele é encaminhado à Coordenação de Fiscalização para concretizar a negociação e pagar o boleto no local. O comprovante do pagamento substitui o documento do veículo por 30 dias, enquanto a pessoa aguarda a entrega do licenciamento pelos Correios. 

Só em 2017, 351.629 motoristas não pagaram o débito de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) - o que corresponde a 18% da frota tributável da Bahia. Em 2016, a inadimplência era de 13%. “Pretendemos implantar totens eletrônicos também nos SACs e unidades descentralizadas do interior. Acreditamos na redução da inadimplência e satisfação dos usuários”, declarou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.