Dez clubes da Série A anunciam grupo Forte Futebol

esportes
16.02.2022, 20:05:00
Bola do Campeonato Brasileiro de 2021 (Thais Magalhães/CBF)

Dez clubes da Série A anunciam grupo Forte Futebol

Movimento, segundo os filiados, visa criar "uma liga forte" no futebol brasileiro

Dez clubes da Série A anunciaram, nesta quarta-feira (16), a criação do grupo Forte Futebol. Trata-se de uma formação em bloco para as agremiações, juntas, analisarem assuntos que considerem de seu interesse. A ideia, de acordo com o comunicado, parte do pressuposto que "os clubes brasileiros, que são os principais interessados em participar de uma liga forte, devem se unir".

Os participantes afirmaram na nota oficial que "o grupo é aberto, sem sócios fundadores, em que todos terão voz". Os membros, até aqui, são: América-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude.

Comunicado divulgado pelos clubes participantes
(Foto: Divulgação)

A criação do bloco acontece um momento, ainda inicial, do debate a respeito da formação de uma liga no futebol brasileiro.

Além disso, com a Lei do Mandante em vigor, é esperada a negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão a partir da temporada 2025. A ideia é que os membros do Forte Futebol negociem em conjunto essas propriedades. Com dez participantes, o grupo representa metade da Série A - ou seja, como anfitriões, são responsáveis por 190 dos 380 jogos do Brasileirão.

Confira, abaixo, o comunicado na íntegra:

"Só com união é possível construir a mudança. E neste momento emblemático do nosso futebol, essa afirmação se torna ainda mais importante. É tempo de transformação, de criação de uma nova estrutura para o nosso esporte mais popular.

Com as novas possibilidades de investimentos, tanto nos clubes brasileiros como também nas competições, têm surgido interessados no mercado dispostos a gerir e administrar uma Liga de Clubes no país. Um assunto que nós já vínhamos há alguns anos trazendo ao debate e buscando a adesão de todos. Como nunca tivemos uma instituição de classe forte e unificada, não foi possível.

Agora temos um novo cenário. E novos e velhos "atores" querendo entrar em cena. Grupos, empresas, brokers e outros. Mas para se construir algo sólido, é preciso conhecer melhor o terreno. Quanto mais informação, melhor.

Os clubes brasileiros, que são os principais interessados em participar de uma liga forte, devem se unir. Por isso estamos criando o grupo Forte Futebol, para analisar e responder de forma uníssona todos os assuntos relacionados com os rumos do futebol brasileiro. É um grupo aberto, sem sócios-fundadores, em que todos os participantes terão voz.

Até o momento temos a adesão de 10 clubes da Série A. O objetivo desse grupo de trabalho é termos know-how de análise e comparar as propostas na mesa com os modelos existentes no mundo. Buscamos também empoderar a nossa voz, para nos sentirmos representados e darmos nosso parecer em quaisquer discussões sobre o assunto.

O grupo não está fechado, o clube da Série A que quiser vir somar forças, será muito bem recebido e terá vez e voz no mesmo nível dos demais. O importante é estarmos seguros, saber para onde estamos indo e impedir que projetos excludentes ou de aventureiros sigam adiante.

A união faz a força. E nossa força faz um FORTE FUTEBOL"

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas