Dez obras artísticas para conhecer a trajetória de Irmã Dulce

entretenimento
16.05.2019, 07:00:00
Atualizado: 16.05.2019, 09:32:30
Filme Irmã Dulce (2014) teve importante papel para amplificação da história da freira baiana pelo Brasil (Divulgação)

Dez obras artísticas para conhecer a trajetória de Irmã Dulce

Cinebiografia 'Irmã Dulce' e livro 'Irmã Dulce: Os milagres pela fé' são algumas opções

Com o anúncio de que a beata Dulce Lopes Pontes (1914 - 1992) será proclamada Santa Irmã Dulce – a primeira santa nascida em território brasileiro - os holofotes estão todos para o Brasil e, é claro, para a Bahia. Mas nem todo mundo conhece a trajetória do Anjo Bom da Bahia.

Ela enfrentou as rígidas regras de enclausuramento da Igreja Católica para prestar assistência a comunidades pobres de Salvador, trabalho que realizou até a morte, em 1992. Pensando nessa história de fé e obstinação, o CORREIO separou dez obras artísticas, entre elas filmes, documentários, livros e músicas para quem quer conhecer melhor a trajetória de Irmã Dulce. Confira.

● Filmes

1 ● Irmã Dulce (2014)

A cinebiografia Irmã Dulce conta a história do Anjo Bom da Bahia. Com cenas gravadas em Salvador entre abril e junho de 2014, o filme tem a carioca Bianca Comparato e a mineira Regina Braga no papel da religiosa, além de um numeroso elenco baiano, com atores como Fábio Lago, Amaurih Oliveira e Caco Monteiro. A direção é de Vicente Amorim, 48 anos, o mesmo de Caminho das Nuvens (2003), sobre uma família que viajava pelo país de bicicleta. O longa é produzido pela Migdal Filmes, distribuído pela Downtown Filmes e Paris Filmes e tem coprodução da Globo Filmes, da Paramount e do Telecine.

Assista ao trailer do filme abaixo

2 ● Irmã Dulce - O Documentário (2001)

Produzido pela Rede Aparecida de Comunicação, o documentário conta a história do Anjo Bom da Bahia. O filme mostra, por meio de depoimentos de pessoas que conheceram e conviveram com Irmã Dulce, a grandeza de sua obra e de seu legado. Entre os entrevistados estão o Monsenhor Gaspar Sadoc (1916-2016); a missionária da Imaculada Conceição da Mãe de Deus Ana Angélica; a historiadora Consuelo Pondé; o cantor e compositor Padre Antônio Maria; entre outros.

Assista ao documentário completo abaixo

3 ● Beatificação Irmã Dulce (2011)

(Fotos: Divulgação)

Vídeo, gravado pelas Obras Sociais Irmã Dulce com 25 minutos e 56 segundos mostra os melhores momentos da Beatificação de Irmã Dulce, realizado em 22 de maio de 2011, no Parque de Exposições de Salvador. Cerca de 77 mil pessoas - entre os devotos, admiradores, religiosos e beneficiários - participaram do evento.

● Publicações

4 ● Irmã Dulce dos Pobres (2011)

O livro foi publicado pela primeira vez nos anos 1980. Escrita pela sobrinha da freira baiana, Maria Rita Pontes - que está a frente das Obras Sociais Irmã Dulce desde 1991 - essa biografia de Irmã Dulce já tem 17 edições. Tem o olhar peculiar de Maria, que conviveu de perto com a beata. A última edição, de 2011, é produzida pelo Banco do Nordeste e doada à Obra de Irmã Dulce. 

5 ● Irmã Dulce - O Anjo Bom da Bahia (2002)

Escrito por Gaetano Passarelli, consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos, o livro narra a trajetória de Irmã Dulce. A publicação da editora Paulinas revela ainda a história de fundação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), hoje o maior complexo de saúde com atendimento 100% gratuito do país – com cerca de cinco milhões de atendimentos por ano a usuários do SUS, idosos, portadores de deficiências e de deformidades craniofaciais, pacientes sociais e crianças e adolescentes em situação de risco social. Entre os principais episódios narrados no livro, destaque também para a visita do Papa João Paulo II e a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o país, no falecimento da religiosa, em 13 de março de 1992. O livro teve grande importância para o processo de beatificação da beata baiana.

6 ● Irmã Dulce: Os milagres pela fé (2014)

A história de amor e devoção ao próximo é contada no livro Irmã Dulce: os milagres pela fé, escrito pelo jornalista Jorge Gauthier, do jornal CORREIO. A obra é a primeira sobre a religiosa que é lançada em formato de ebook. O livro-reportagem revela fatos pouco conhecidos sobre a história de Irmã Dulce através dos seus milagres, que lhe concederam o título de Anjo Bom da Bahia e que a fizeram se tornar beata da Igreja Católica. O livro em versão impressa pode ser comprado pela internet.

 

7 ● Revistinha Irmã Dulce - Uma Trajetória de Amor (2016)

A obra conta, através dos quadrinhos, a trajetória de Irmã Dulce, com suas inspirações, obstáculos e superações que a fez ser reconhecida como o Anjo Bom do Brasil até os dias atuais. A revista, que foi produzida pelas Obras Sociais Irmã Dulce, tem 51 páginas e tem ilustrações de Tiago Mello.

8 ● Obra de Fé (2012)

Livro tem 171 páginas com fotografias inéditas. Foi lançado em 2012, em momento comemorativo pelos 20 anos de falecimento do Anjo Bom do Brasil. Obra foi lançada pela editora Projeto AG.

● Músicas

9 ● Irmã Dulce - Duarte Santos 

Artista de Mossoró (RN) fez música em homenagem à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.
Ouça abaixo: 

...

10 ● Dulce dos Pobres 

Apesar da gravação caseira, o compositor Antonio Britto, autor de dezenas de canções de cunho religioso, fez uma música em homenagem à Irmã Dulce que tem quase de 10 mil execuções no YouTube. Também está disponível em outras plataformas digitais.
Ouça abaixo:


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-voltara-aos-palcos-dois-meses-apos-dar-a-luz/
Na reta final da gravidez, cantora planeja retorno às atividades em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cats-musical-com-taylor-swift-e-idris-elba-ganha-trailer-assista/
Clássico da Broadway chega aos cinemas em dezembro e já é forte candidato ao Oscar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/beyonce-lanca-the-gift-album-do-filme-rei-leao-ouca/
Artista faz curadoria do álbum que tem 27 músicas e participações de Kendrick Lamar, Jay-Z, Pharrell e Childish Gambino
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ponto-de-equilibrio-celebra-duas-decadas-na-concha-acustica/
Banda carioca estreia festa Mais Amor em Salvador nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-mais-cinco-pessoas-serao-ouvidas-em-audiencia-nesta-sexta-19/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-e-preso-no-mar-pelo-graer-ao-tentar-fugir-em-amaralina/
Outro suspeito tentou fugir correndo e também foi preso
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tom-cruise-estrela-nova-versao-de-top-gun-34-anos-depois-veja-trailer/
'Top Gun: Maverick' teve apresentação surpresa na Comic-Con de San Diego
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/documentario-retrata-cidade-que-produz-20-do-jeans-brasileiro/
Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar revela rotina de Toritama em Pernambuco
Ler Mais