Dez produções para aprender tudo sobre a família real britânica

São filmes, séries e documentários sobre a monarquia que ganhará uma nova duquesa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2018 às 20:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Daniel Leal-Olivas/AFP

Está se sentindo por fora das conversas sobre a família real às vésperas do casamento do príncipe Harry e da atriz americana Meghan Markle?  Mais de 2.600 pessoas foram convidadas ao parque do Castelo de Windsor para ver a chegada e a saída do casamento no próximo sábado (19).

O namoro de Harry e Meghan foi revelado em 2016. Em dezembro daquele ano, ele apresentou a namorada ao irmão e ao pai, o príncipe Charles. O noivado dos dois foi anunciado em novembro.

Separamos oito filmes e dois documentários que retratam a realeza britânica e dão um panorama da história da monarquia mais famosa do mundo.The Tudors A série de 2007 mostra a Inglaterra do século 18, durante o reinado de Henrique 8º, interpretado por Johnathan Rhys Meyers. A história foca as disputas de poder nos bastidores e as idas e vindas amorosas (e repletas de cenas de sexo) do rei, que se divorcia da mulher, Catarina de Aragão (Marye Doyle Kennedy) para se casar com a amante Ana Bolena (Natalie Dormer). 

Elizabeth O filme de 1999 retrata a história da primeira rainha Elizabeth (1533-1603) e foi indicado a três categorias do Oscar. A atriz Cate Blanchett vive Elizabeth 1ª, filha de Henrique 8º e Ana Bolena, que assume o trono em um momento em que o país está dividido entre católicos e protestantes, falido e cercado de inimigos. O filme trata das intrigas do poder e das conspirações de Elizabeth para permanecer no trono.

A Jovem Rainha Vitória O drama de 2009 mostra a história da rainha Vitória (1819-1901), tataravó da Elizabeth 2ª e o segundo reinado mais longo da história do Reino Unido, 63 anos. O primeiro é de Elizabeth 2º, que completará 65 anos de trono em junho. A rainha Vitória é vivida pela atriz Emily Blunt, na trama que retrata a disputa de poder pela coroa com a mãe possessiva e o triângulo amoroso com o príncipe da Bélgica e o primeiro-ministro.

Vitória: a vida de uma rainha A longeva rainha Vitória também é tema de uma série britânica. Vitória: a vida de uma rainha narra a trajetória da monarca desde sua ascensão ao trono aos 18 anos de idade, com base no diário e nas cartas deixadas por ela. Coroada após a morte de seu tio, o rei William 4º que não deixou filhos legítimos, Vitória se casou com seu primo Albert (Tom Hughes), com quem teve nove filhos. Durante seu reinado, o Reino Unido se transformou em uma potência industrial, científica e militar.

O Discurso do Rei O longa de 2010 retrata as dificuldades enfrentadas pelo rei Jorge 6º (1895-1952), gago, no trono. O rei, interpretado por Colin Firth, recebe ajuda de Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional para vencer o problema de fala e anunciar no rádio a declaração de guerra dos britânicos contra a Alemanha, em 1939. O filme ganhou quatro Oscars, incluindo o de melhor filme.

A Rainha O filme de 2006 retrata um dos períodos mais sombrios do reinado de Elizabeth 2ª. Depois da morte da princesa Diana, adorada pelos britânicos mesmo após o divórcio do príncipe Charles, a imprensa britânica se aproveita do silêncio da família real para repudiar a monarquia. Enquanto isso, a rainha, vivida pela premiada Helen Mirren, e sua família passam os dias no Castelo Balmoral, sua residência de verão. A monarca, de criação rígida e tradicional, não consegue entender toda a paixão que o povo sentia por Diana e acaba colocando em risco sua coroa.

W.E.: O Romance do Século Dirigido por Madonna, (sim a cantora Madonna), o filme de 2012 retrata um dos romances mais polêmicos da realeza britânica. O rei Edward 8º se apaixonou pela americana Wallis Simpson, que estava se divorciando pela segunda vez. O monarca teve que escolher entre o amor e o trono, que perderia se eles se casassem. O que ele fez? Abdicou do trono para ficar com Wallis, levando o pai de Elizabeth 2º a liderar a monarquia britânica.

The Crown A primeira temporada da série original da Netflix, que estreou em 2016, acompanhou a morte do rei George 6° (Jared Harris) e a ascensão ao trono da rainha Elizabeth 2ª (Claire Foy), com todas as dificuldades de seus primeiros anos de reinado e o impacto da coroa em seu casamento com o duque de Edimburgo, Phillip. A segunda temporada terminou com o nascimento do quarto filho de Elizabeth e Philip, príncipe Edward, em 1964. A terceira temporada, já confirmada, deve se concentrar na era Wilson, que cobre os mandatos de 1964-1970 e 1974-1976 do primeiro-ministro Howard Wilson, e a quarta temporada se concentrará em Margaret Thatcher e na princesa Diana. Outras duas temporadas estão previstas para retratar as duas últimas décadas do reinado de Elizabeth 2ª. 

Diana: Segundo suas próprias palavras O documentário sobre Lady Di foi feito a partir de imagens da princesa gravadas entre 1992 e 1993 no Palácio de Kensington por Peter Settelen, professor de dicção que ajudava a princesa a preparar seus discursos públicos. A obra narra a vida amorosa e o fracasso do casamento dela com o príncipe Charles e revela que a princesa Diana se apaixonou por um guarda-costas com quem, inclusive, chegou a pensar em fugir.  “Diana: In  Her  Own  Words”, no título original em inglês, foi exibido em 2004 no canal americano NBC após uma longa batalha judicial. No Reino Unido, só foi ao ar no ano passado, nos 20 anos da morte da princesa, pelo Channel 4.

The Royals Documentário de 2014 reúne em seis episódios temáticos um panorama da história da atual família real. Começando pelos casamentos, incluindo a cerimônia do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, passando pelos bebês reais, os animais de estimação da família real, os escândalos que afetaram a realeza e as mortes.