Assine

Dia D contra o sarampo e poliomelite tem atendimento sem filas nos postos de saúde


 

Campanha é voltada para a vacinação de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos

  • Priscila Natividade

Publicado em 18/08/2018 às 17:17:05
Atualizado em 18/04/2023 às 19:01:09
. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor

No dia D de Mobilização Nacional Contra a Saúde e Poliomelite, o movimento ainda era pequeno no Centro de Saúde Ramiro de Azevedo (Nazaré). Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. Na Bahia, a população alvo a ser vacinada é de 849.361 crianças, tanto para polio quanto sarampo. A meta é vacinar 95% dessa população nos 417 municípios baianos.

“O cenário do sarampo tem uma gravidade maior por conta do surto que assola o Amazonas e Roraima. Na Bahia, há 15 anos não temos nenhum registro de novos casos. Estamos em estado de alerta, afinal, o sarampo mata. Quanto à pólio, mesmo a doença tendo sido eliminada do país há mais de 30 anos, precisamos manter a prevenção. É uma doença que deixa sequelas motoras no individuo e se hoje as pessoas não tem pólio isso tudo é fruto das campanhas de vacinação”, destaca a coordenadora das campanhas de vacinação no município, Doiane Sousa. 

A campanha segue até o dia 31 de agosto. A pequena Giovana Rocha de 4 anos foi uma das primeiras a chegar ao posto e saiu chateada de lá depois da injeção e da gotinha, em compensação está não só com o calendário vacinal em dia, mas bem mais protegida. “Chorou, cuspiu a vacina, ficou zangada. Só que a gente tem que cuidar e a vacina faz parte disso. Eu e a mãe vimos a propaganda na televisão e trouxemos logo. A gente é bem atenta com a saúde dela. Não dá para brincar com doença”, afirma a avó da menina, a aposentada Marinalva Rocha. Giovana, de 4 anos, não gostou muito da gotinha nem da injeção, mas a avó e a mãe garantiram logo cedo a ida ao Posto de Saúde (Foto: Mauro Akin nassor/ CORREIO) O posto sem filas surpreendeu a dona de casa Yasmin Pithon, que trouxe Melissa, de 2 anos e 3 meses para tomar vacina. “Ela sofre agora um pouquinho, mas a gente fica tranquila lá na frente. É proteção para ela e segurança para mim”. A técnica de enfermagem Samile Marques foi mais uma que chegou logo cedo no Posto de Saúde para garantir a vacina de Vinicius, que completou 1 ano recentemente. “Esperava que estivesse bastante cheio. Vim até disposta a esperar e me surpreendi. As pessoas precisam aderir mais a este tipo de campanha”.  Samile Marques não deixa de participar de nenhuma campanha, quando o assunto é a saúde do pequeno Vinicius, de 1 ano: 'as pessoas precisam aderir mais (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) É justamente este o recado da coordenadora de vacinação Doiane Sousa, que reforça a importância de atender ao chamado do dia D. “É preciso entender a vacina como uma forma de prevenção. A população não pode relaxar . Não é só seguir a rotina da caderneta mas também atender ao chamado das campanhas para que estas doenças voltem”, destaca. 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu do Ministério da Saúde 2,1 milhões de doses das duas vacinas. Para garantir a alta cobertura, além das unidades básicas de saúde, a secretaria está se articulando com escolas e creches para realizar vacinação programada, bem como estendendo a campanha para feiras, shoppings, praças e em outros locais de grande circulação.