Dia de São Jorge terá missas e procissão na Cidade Baixa nesta terça (23)

Programação festiva terá início com a alvorada, às 5h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2019 às 17:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

Nesta terça-feira (23) é comemorado o dia de São Jorge. Para marcar a data, serão celebradas missas na única paróquia da Arquidiocese de Salvador dedicada ao santo, localizada no bairro Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa.

Além disso, por volta das 16h, os devotos participarão de uma procissão, que sairá do Largo de Roma e seguirá até a igreja em homenagem a São Jorge, onde, por volta das 18h, haverá a bênção com o Santíssimo Sacramento.

A programação festiva terá início com a alvorada às 5h. As missas ocorrerão às 8h e 13h. Para encerrar os festejos, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene, às 19h, na Paróquia de São Jorge.

Quem foi São Jorge? Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge se converteu à religião católica ainda jovem. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com sua mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e, aos 23 anos, já exercia altas funções na corte imperial.

Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos e, no dia em que o senado confirmaria o decreto imperial, Jorge declarou-se espantado com a decisão e passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo. Ao ouvi-lo, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé cristã, entretanto, ele continuou firme. Por conta disso, foi degolado no dia 23 de abril de 303.  Serviço:O quê: Festa de São JorgeQuando: 23 de abrilOnde: Paróquia São Jorge (Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, Jardim Cruzeiro).