Dia do Marinheiro é comemorado na Barra; veja galeria

Premiações e exposição de equipamentos militares marcam primeiro dia de comemoração

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 16:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO
. por Evandro Veiga/CORREIO

Quem passou pela orla da Barra hoje de manhã certamente foi surpreendido pelos 19 tiros de canhão disparados pelo Navio-Balizador “Tenente Boanerges”. O motivo, para quem ainda não sabe, é nobre: Hoje (13) é comemorado o Dia do Marinheiro. Uma cerimônia militar no Forte de Santo Antônio da Barra, realizada pelo Comando do 2 Distrito Naval, deu início as comemorações da data.  

[[galeria]]

A cerimônia contou com a presença ilustre do Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, o Deputado Estadual Ângelo Coronel, e do Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa. A entrega da Medalha “Mérito Tamandaré” para personalidades civis e militares e a premiação do concurso de redação “Operação Cisne Branco” para estudantes brasileiros também marcaram a manhã dessa quarta-feira no Forte de Santo Antônio.

O comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, destacou a importância da celebração do Dia do Marinheiro em Salvador. “A Bahia, que é berço da nossa nacionalidade, fez a nossa independência nas águas na Baía de Todos os Santos com o tenente João das Botas e sua flotilha itaparicana. Desde então a Marinha faz parte do dia-a-dia do povo baiano que tem uma relação fenomenal com o mar e com os marinheiros”, declarou.

Reconhecimento

O vencedor do concurso no nível fundamental foi o baiano Matheus Luquini, 13 anos, estudante do 9 ano do colégio Militar de Salvador. Ele elaborou um texto com a temática “Os marinheiros como sentinelas dos mares do Brasil”. O gênero textual era livre, mas Matheus optou por escrever um texto dissertativo.

O estudante não sabe dizer quantos alunos competiram com ele, mas o tamanho do concurso é de assustar: “basicamente, eu concorri contra o ensino fundamental do Brasil”, afirma o ganhador. Os prêmios pelo seu esforço foram vários: além do reconhecimento nacional, Matheus levou para casa uma medalha de ouro do Cisne Branco, símbolo do concurso, um headphone, uma bicicleta e um notebook. O estudante Matheus é homenageado em meio as autoridades na cerimônia (foto: Divulgação Marinha do brasil)  Quando recebeu o resultado do concurso, Matheus estava em Portugal realizando mais um dos seus projetos: foi representar a Bahia através do Era Uma Vez Brasil, um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional. “Quando eu recebi o resultado, eu fiquei em êxtase, me senti muito grato pois meu esforço foi reconhecido. Eu estudei muito, mergulhei de cabeça no que é ser marinheiro, no que é a instituição”, diz o estudante.

Sobre a premiação de hoje, dia 13, Matheus não economizou palavras para elogiar a iniciativa da Marinha: “esse incentivo é incrível para o meu estudo. Você se sente valorizado. Tudo o que eu senti hoje durante a premiação foi gratidão. Estar naquele lugar lindo, ser homenageado na frente dos meus familiares, amigos, militares, inclusive o comandante do meu colégio, que estava lá para me prestigiar. É muito bom ter seu esforço reconhecido pelos outros”, compartilha. 

Exposição

Além da cerimônia militar no Forte de Santo Antônio, organizações militares da Marinha na área de Salvador e Aratu montaram uma exposição no Largo do Farol da Barra com equipamentos militares e de sinalização náutica, embarcações, viaturas, maquetes de navios, informações sobre segurança da navegação e sobre a carreira naval, além de um simulador de navegação utilizado no treinamento das tripulações dos navios do 2º Distrito Naval. A exposição atraiu muitos curiosos ali presentes (foto: Divulgação Marinha do Brasil)  Serviço

· 16 de dezembro: 1ª Corrida do Marinheiro

Corrida não competitiva com participação de pelotões de organizações militares da Marinha Brasil e de outras Forças.

Evento aberto ao público, no Largo do Farol da Barra, a partir das 16h.

· 17 de dezembro: 46ª Regata João das Botas,

Tradicional regata de saveiros na Baía de Todos os Santos, com largada da praia do Porto da Barra, a partir das 13h.

· 18 de dezembro: Sessão Especial do Dia do Marinheiro       

Eventos para convidados, na Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 10h.