Diante do São Paulo, Bahia busca manter bom momento do ataque

Goleada sobre o Vasco inspira Esquadrão para duelo da Série A

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 13 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

O que falta para o ataque do Bahia ter um bom desempenho também na Série A? Neste domingo (13), às 16h, na Fonte Nova, os homens de frente do tricolor terão a chance de mostrar que a falta de gols na principal competição do ano tem sido uma mera coincidência.

O duelo será contra o São Paulo, pela quinta rodada do Brasileiro. O tricolor paulista vem de três empates seguidos na competição, tendo vencido apenas o Paraná, na estreia. O Esquadrão também tem apenas um triunfo, diante do Santos, na Fonte Nova.

Na última quarta, o Bahia provou que tem totais condições de dominar um adversário de Série A e goleá-lo. Enfiou um 3x0 no Vasco, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Foi um rendimento parecido com o que teve diante do Santos e do Atlético-PR, pela Série A: posse de bola no campo de ataque, pressão sobre o adversário e toques rápidos na bola. A diferença, de fato, foram os gols.

Diante do Peixe, o Bahia dominou e fez o seu único gol em quatro rodadas na Série A. O problema é que ele foi dramático: saiu apenas aos 49 minutos do segundo tempo, com Júnior Brumado.

Com isso, o tricolor tem um dos três piores ataques do Brasileirão, ao lado de Cruzeiro e Ceará, todos com um gol marcado.

Como exemplo Zé Rafael foi um dos que marcaram diante do Vasco, deixando para trás jejum pessoal de dez jogos. Para o meia, a atuação diante do Cruzmaltino precisa servir de exemplo para a sequência da Série A.

“A gente tem criado muitas situações de gol. Nossa equipe fez (contra o Vasco) um dos jogos mais eficientes do ano. Tem muito de ansiedade, dequerer matar logo o jogo. Tem que entrar (contra o São Paulo) como foi contra o Vasco, com tranquilidade, mas não com lerdeza", disse o meia.

Zé entende que pode ajudar muito mais o Bahia no quesito gols: “Sei do meu potencial. Minha cobrança é por aproveitar melhor na hora de definir. Nosso time estava sem confiança, mas com perserverança e força de vontade superamos tudo isso na partida contra o Vasco”.

Nino ou João? A lista de jogadores relacionados para enfrentar o São Paulo trouxe uma ótima notícia para a torcida e uma dor de cabeça deliciosa para o técnico Guto Ferreira. O lateral direito Nino Paraíba, desfalque nas duas últimas partidas, retornou de lesão e vai disputar vaga com João Pedro no time titular.

João tem sido reserva de Nino desde o início da temporada, porém foi o melhor jogador em campo na goleada sobre o Vasco por 3x0. Nino também vem sendo um dos destaques da equipe, mas por conta do período de recondicionamento físico, pode até ser poupado.

Outro que retorna de lesão, mas não deve disputar vaga entre os titulares, é o zagueiro Douglas Grolli. Com a atuação segura diante do Vasco, Lucas Fonseca e Everson devem seguir como a dupla titular.

Quem teria chances de entrar entre os titulares seria o zagueiro Tiago, mas ele não se recuperou a tempo de sua lesão. Outra baixa na zaga é a de Rodrigo Becão.

Completam a lista de desfalques os atacantes Marco Antônio, lesionado, e Ítalo, suspenso pelo cartão vermelho recebido contra o Sport, na última rodada. Por fim, Júnior Brumado está a serviço da seleção sub-20.

Sendo assim, excetuando a possível entrada de Nino, o técnico Guto Ferreira não deve mudar na estrutura da equipe que venceu o Vasco: Douglas; Nino Paraíba, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Vinícius e Elber; Edigar Junio.