Dilma 'tem que ir para a rua conversar com o povo', diz Lula

A presidente precisa botar o "pé na estrada", afirmou Lula

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2015 às 21:15

- Atualizado há um ano

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (3) que a presidente Dilma Rousseff precisa "ir para a rua conversar com o povo", ao invés de "ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela". A presidente precisa botar o "pé na estrada", afirmou Lula. Lula faz discurso para metalúrgicos em Guararema, em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)Lula participou da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) em Guararema (SP). "Eu penso que ela (Dilma) tem que priorizar andar por esse país. Ela tem que botar o pé na estrada. Ao invés de ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela, ela tem que ir para a rua conversar com o povo, que está torcendo e querendo que ela governe esse país da melhor maneira possível", afirmou Lula.

O ex-presidente acredita que 2015 será um ano difícil para o país e a presidente precisa mostrar ao povo quais são as dificuldades enfrentadas e as perspectivas de melhora. "Nas horas mais difíceis não tem outra alternativa a não ser encostar a cabeça no ombro do povo e conversar com ele. Mostrar quais são as dificuldades e mostrar quais são as perspectivas. Eu acho que a gente vai ter um 2015 difícil. Todos os cenários apontam que vai ser difícil. Eu passei décadas difíceis nesse país. Quem viveu a década perdida sabe do que eu estou falando. Mas eu estou convencido que a presidenta Dilma vai ser motivo de orgulho até o final do mandato dela", completou Lula.

Ele defendeu o governo Dilma, chamando de "agenda positiva" mudanças recentes anunciadas, incluindo programas para investir na agricultura. Para ele, o "pequeno aperto" na economia é necessário para continuar garantindo o crescimento do país. "Ser exigente não é xingar a presidente", criticou.  Para ele, existe um "mau humor" com relação ao governo, inclusive na imprensa, que só destaca coisas negativas. "Acho que tem gente que dá a notícia a mais negativa possível para desestabilizar o governo e criminalizar o PT".