Dimitrov supera Federer e se classifica à semifinal no US Open

esportes
04.09.2019, 09:08:00
Atualizado: 04.09.2019, 10:24:08
O búlgaro Grigor Dimitrov derrotou o suíço Roger Federer no US Open (DOMINICK REUTER / AFP)

Dimitrov supera Federer e se classifica à semifinal no US Open

O búlgaro agora vai encarar o russo Daniil Medvedev, algoz do suíço Stan Wawrinka

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Após uma sequência de atuações irregulares desde a estreia, o suíço Roger Federer se despediu do US Open na madrugada desta quarta-feira (4), pelo horário de Brasília. O atual número três do mundo foi derrotado pela primeira vez pelo búlgaro Grigor Dimitrov, pelo placar de 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 3/6, 6/4 e 6/2, em 3h12min. Com o triunfo, o tenista da Bulgária garantiu vaga na semifinal. 

Atual 78º do ranking, mas ex-número três do mundo, Dimitrov nunca havia vencido o suíço antes. Eram sete confrontos e sete vitórias para o recordista de títulos de Grand Slam. Desta vez, porém, ele fez grande exibição em Nova York e soube tirar vantagem das oscilações do favorito, que chegou a receber atendimento médico antes do quinto set.

Durante toda a sua campanha neste US Open, o suíço exibiu irregularidade em seus jogos, perdendo sets em seus dois primeiros jogos, algo incomum em sua trajetória em Grand Slams. Também reclamou da alta umidade, que afetaria o seu desempenho durante as partidas, e da baixa velocidade da quadra central, a Arthur Ashe Stadium. 

Na terça (3), ele teve pela frente um inspirado Dimitrov, que faz temporada abaixo do esperado, mas vem se destacando neste US Open. O búlgaro terminou a partida com 35 bolas vencedoras, contra 40 de Federer. 

Em sua primeira semifinal no US Open, Dimitrov vai encarar o embalado russo Daniil Medvedev, algoz do suíço Stan Wawrinka. Será o terceiro confronto entre o búlgaro e o russo no circuito. Cada um tem uma vitória no retrospecto. Ambas as partidas foram disputadas em 2017. 

O JOGO

O primeiro set parecia indicar um caminho tranquilo para Federer nesta noite. Ele quebrou o saque do búlgaro na primeira oportunidade e abriu 2/0. Sem conseguir ameaçar o serviço do rival em nenhum momento da parcial, Dimitrov viu o número três do mundo abrir vantagem no placar. 

O segundo set foi mais equilibrado. Rapidamente recuperado, o búlgaro obteve sua primeira quebra na partida. Mas Federer devolveu quando o adversário sacava para fechar o set. Dimitrov, sem se abalar, voltou a se impor no serviço do rival logo em seguida, fechando a parcial e empatando o duelo. 

Federer começou melhor o terceiro set, porém desperdiçava seguidos break points. Até que obteve a quebra no sétimo game. Mais confiante, ele quebrou novamente logo em seguida e fechou o set, assumindo novamente a liderança do jogo.

Mais uma vez, a vantagem não durou muito. Dimitrov começou o quarto set quebrando o suíço e mantendo o confronto equilibrado. Federer, errático, seguia falhando tanto no forehand quanto no backhand. E desperdiçou seis chances de quebra para igualar o placar, quatro delas no game em que o búlgaro sacou para fechar o set. 

Antes do início do quinto set, o favorito recebeu atendimento médico no vestiário. Em quadra, não demonstrava sinais de dores. Na retomada da partida, Dimitrov começou o quinto set da mesma forma que iniciou o quarto: quebrando o serviço do número três do mundo.

Exibindo menos mobilidade no fundo de quadra, Federer voltou a abusar dos erros não forçados (foram 60 ao longo de toda a partida). Ao mesmo tempo, parecia sem força para correr atrás das bolas mais difíceis, como vinha fazendo. Dimitrov aproveitou o momento favorável. Obteve nova quebra e abriu 4/0.

Na sequência, viu Federer confirmar dois games de saque. Cada vez mais confiante, o búlgaro exibiu grande preparo físico nos últimos games para confirmar o triunfo. 

Os outros dois semifinalistas da chave masculina serão definidos nesta quarta-feira. O espanhol Rafael Nadal vai enfrentar o argentino Diego Schwartzman enquanto o francês Gael Monfils terá pela frente o surpreendente italiano Matteo Berrettini.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais