Dinheiro na conta: vale a pena antecipar o IR para pagar dívidas

Por Edísio Freire

Publicado em 30 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda para resolver uma dívida? Ronaldo Lima

Olá Ronaldo, ao fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e identificar que existe imposto a restituir, este será pago de acordo com os lotes, que em regra geral obedecem ao critério de declaração enviada. Quanto antes transmitir, mais cedo receberá sua restituição corrigida pala Selic. Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de antecipar essa restituição, cobrando uma taxa de juros por isso. Portanto, antecipar a restituição com o objetivo de quitar uma dúvida é interessante sim, mas observe qual o volume de juros que essa dívida representa, porque se for muito inferior aos juros cobrados pela antecipação, pode não ser tão interessante. Mas na grande maioria dos casos, é vantagem antecipar a restituição em prol da quitação de uma dívida.

Fui desligado da empresa. Como posso otimizar os recursos da minha rescisão para segurar meu orçamento enquanto busco uma recolocação?  Anônimo

Olá Anônimo, o momento em que o trabalhador é desligado da empresa é um dos mais preocupantes dentro do ambiente familiar. Por isso que essa situação deve ser muito bem trabalhada, para evitar decisões precipitadas e, com isso, colocar em risco a integridade financeira da família. Ao ser desligado, você receberá sua indenização, poderá sacar o FGTS, enfim, terá à sua disposição um volume de recurso superior ao que está acostumado. Para usar de forma assertiva e fazer com que ele dure o maior tempo possível, evite gastos excessivos nesse período. Faça imediatamente uma avaliação dos seus gastos mensais, identificando quanto está gastando e em que. Isso é fundamental para entender quais gastos são supérfluos e quais são essenciais. Ajuste seus gastos mensais, eliminando o que não é essencial e otimizando ao máximo as despesas essenciais. Assim, o valor que tem disponível durará mais tempo. Evite a todo custo usar a indenização para pagar dívidas, ou outras despesas que não façam parte das prioridades da família, nesse caso, prolongue ao máximo esses compromissos e aguarde uma recolocação para que possa voltar a honrá-los. O importante nesse momento é garantir que as despesas essenciais do orçamento doméstico sejam pagas, preservando a integridade da família.

Tenho uma dívida grande no banco, que já é quase o dobro do valor original que eu devia. Como negociar isso e limpar o meu nome? Edilson Lima

Olá Edilson, as dívidas bancárias crescem exponencialmente, se transformando em um volume cada vez mais difícil de pagar, dando a impressão que a solução desse problema é cada dia mais distante. Essa é uma prática comum do mercado que aplica juros muito altos a clientes que estão inadimplentes. Contudo, com um pouco de paciência e sabedoria é possível negociar um valor justo para o pagamento. O primeiro passo é identificar qual valor tem disponível para quitar a dívida ou, quanto do orçamento pode ser reservado para pagar parcelas. Feito isso, aguarde o contato do banco em ação de cobrança administrativa para ouvir a proposta. Nesse momento, faça contraproposta que esteja dentro de suas condições, seja para quitação ou parcelamento. Não se preocupe em oferecer valores que podem ser considerados baixos por você. Não há nada de errado nisso. As instituições também nos apresentam valores que aos nossos olhos são muito altos. O que não pode acontecer é aceitar uma proposta de acordo e não a cumprir. Isso elevará o seu nível de risco e ficará mais difícil uma nova negociação. Seja assertivo, e se não tiver o valor disponível para a negociação, se organize e comece a juntar dinheiro com esse objetivo. É um exercício de paciência, mas que no final vai dar tudo certo. Se a dívida existe e é legítima, ela deve ser pagar. Contudo, nas condições que forem adequadas a você.