Direto do túnel do tempo! Relembre 35 curiosidades e gafes do Video Show

entretenimento
10.01.2019, 11:30:00
Atualizado: 10.01.2019, 11:54:32

Direto do túnel do tempo! Relembre 35 curiosidades e gafes do Video Show

Mais antigo programa de variedades da TV Globo será exibido pela última vez nesta sexta (11)

Programa de entretenimento mais antigo da TV Globo, o Video Show vai ao ar pela última vez nesta sexta-feira (11). São 35 anos no ar. Por isso, haja histórias, curiosidades e gafes para lembrar. O CORREIO selecionou 35 coisas que você deve saber sobre o programa que marcou uma era na televisão brasileira:

1) A primeira vez que o Vídeo Show foi ao ar foi no dia 20 de março de 1983, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos de vida da Rede Globo. Inicialmente era apresentado aos domingos.

2) O programa só passou a ser exibido de segunda a sexta onze anos depois, a partir do dia 11 de abril de 1994. Começava às 13h e tinha meia hora de duração.

3) A versão instrumental da música Don’t Stop ‘Til You Get Enough, de Michael Jackson, virou uma das marcas do Vídeo Show. A primeira abertura do programa trazia uma coletânea de imagens de shows, filmes, esportes e jornalismo editadas ao som do hit. Compare:

4) A primeira apresentadora do Vídeo Show foi a atriz Tássia Camargo.

5) Entre 1983 e 1987, mais de 60 atores e atrizes do elenco da Globo desempenharam o papel de apresentador do programa, dentre eles Paulo Betti, Kadu Moliterno, Lúcia Veríssimo, Júlia Lemmertz, Herson Capri, Fernanda Torres, Eva Wilma, Dennis Carvalho, Débora Bloch, Paulo José, Tony Ramos, Patrícia Pillar e Malu Mader.

6) Em 1987, o programa foi totalmente reformulado. Uma nova abertura marcou a mudança. Nela, bailarinos dançavam ao som de músicas de diferentes épocas em salas de televião. A tentativa de substituir a clássica melodia de Michael Jackson foi mal sucedida e durou poquíssimo. No ano seguinte, o hit voltou a abrir o programa.

7) Miguel Falabella é um dos mais conhecidos apresentadores do Vídeo Show. Ficou no posto entre os anos de 1987 e 2000. Só que antes dele e logo depois do revezamento de atores que marcou os anos iniciais do programa, quem assumiu o comando foi Marcelo Tas.

Marcelo Tas foi o apresentador do "Vídeo Show" em 1987, encarnando o personagem Cabeça Branca. O cenário do programa era formado por aparelhos de TV velhos

8) Em 1988, a vinheta de abertura começou a ganhar a forma que vemos hoje, com imagens diversas sendo projetadas nas letras que compõem a palavra Vídeo Show. Ao longo dos anos, variações mais modernas e tecnológicas atualizaram a vinheta de 1988.


9) Não é só Ana Maria Braga que tem momento Pensamento do Dia não! No Vídeo Show, as reflexões ficavam por conta de Miguel Falabella, que encerrava cada edição com frases de grandes pensadores ou ditados populares. 

10) E quem lembra do clássico gesto de despedida de Falabella a cada edição?

11) Cissa Guimarães passou a integrar o Vídeo Show em abril de 1989. Responsável pela narração das reportagens e quadros, passou a formar com  Falabella a dupla mais conhecida da história do programa.

Cissa Guimarães, Miguel Falabella e Renata Ceribelli: início do jornalismo de entretenimento no Vídeo Show

12) A jornalista Renata Ceribelli também teve seu tempo de repórter no programa e em 1995 protagonizou um dos momentos mais tensos e cômicos do programa. Tudo aconteceu quando Renata foi escalada para entrevistar um treinador de animais e seu leão. O animal que já estava nervoso acabou se soltando e correu atrás da repórter que já fugia do animal com medo. Confira:

13) Quem também iniciou a trajetória no Vídeo Show na reportagem foi André Marques. Ele passou a integrar o programa em 2000, mas foi só no dia 2 de janeiro de 2002 que assumiu a função de apresentador durante as férias do então apresentador Miguel Falabella.

14) Miguel Falabella e André Marques estiveram por mais tempo à frente do Vídeo Show. No entanto, o profissional mais longevo do programa é Ricardo Xavier, mais conhecido como Rixa, roteirista desde 1984. 

André Marques ao lado de Ana Furtado

15) Entre 2000 e 2001, uma edição especial do Vídeo Show passou a ser transmitida aos sábados. Cada edição tinha um tema fixo, alguns assuntos abordados foram o Dia do Samba e os 40 anos do personagem Didi Mocó, por exemplo. 

16) Antes do Video Show, a Globo chegou a apostar no programa VT Show, que tinha quase o mesmo objetivo do Video Show.

17) Em abril de 1991, entrou no ar o Túnel do Tempo, um dos quadros que faz parte da identidade do programa e virou sua marca registrada. A atração relembrava um momento especial que tivesse sido transmitido pela televisão, podendo ser fato jornalístico, cena de novela ou um show. O quadro eternizou a expressão “Direto do Túnel do Tempo”, que acabou se tornando um dos bordões do programa.

18) Outro quadro que certamente caiu no gosto do público foi o Falha Nossa, que passava os erros de gravação das produções da Globo, inclusive das novelas. 

19) Quando completou 20 anos no ar, em 2003, um novo quadro estreou no programa: o Astromóvel. No quadro, um dos carrinhos elétricos utilizados para andar pelo Projac dava carona a um artista e neste percurso os repórteres faziam uma rápida entrevista. 

20) No total, mais de 60 atores e atrizes do elenco da Globo já apresentaram o programa .

21) Miguel Falabella ficou no comando de 2.618 edições do Video Show.

22) Ana Furtado ficou nove anos no programa, sendo quatro como repórter e cinco como apresentadora.

23) Ainda em 2013, com a entrada de Ana furtado na equipe, os atores Luigi Baricheli e Fiorela Mattheis também foram convocados para fazerem parte do programa.

24) Na passagem de 2013 para 2014, o apresentador Zeca Camargo chegou à equipe do programa e marcou uma das reformulações do Video Show que contou com cenário novo e até uma platéia, pela primeira vez em sua história. Zeca ficava responsável por promover entrevistas, games, e até relembrar cenas da trajetória dos artistas em uma espécie de mistura entre o Video Show tradicional e o Video Game apresentado por Angélica entre os anos 2001-2011.

25) Nas férias e licença maternidade de Angélica, a apresentação do quadro ficava por conta de Fernanda Lima.

26) O Video Game, que fez história na TV nos anos 2000, não demorou para ter seu comeback. Em 2017 foi exibida uma versão especial do programa com alguns convidados especiais. Mas desta vez a atração durou apenas três semanas.

27) Ainda em 2014, o ator Otaviano Costa iniciou seus trabalhos como apresentador na telinha da Globo e com a saída de Zeca no ano seguinte, foi quem assumiu as rédes de um Video Show novamente reformulado. Desta vez mais articulado com a internet e com a chegada de Monica Iozzi, com quem dividiu bancada. O ator Joaquim Lopes e a atriz Giovana Ewbank eram os repórteres da vez. 

28) Com a saída de Mônica, Joaquim assumiu o sue posto na bancada em 2016 junto a Otaviano e a partir daí a frequência de apresentadores mudava intensa. A mais recente reformulação contava com Sophia Abrahão e a ex-BBB Ana Clara.

29) Desde que o programa passou a ser ao vivo vem rendendo boas gargalhadas, gafes e memes. O mais conhecido é, sem dúvidas, o que envolve a então repórter Geovanna Tominaga e a atriz Susana Vieira. A atriz estava realizando um de seus sonhos revelados no Video Show: participar de um episódio da turma do Didi. A repórter então foi escalada para cobrir este evento, mas acabou sendo surpreendida pelo furacão Susana Vieira e seu memorável "Dá licença, eu vou pegar o microfone dela, sabe porque? Porque eu não tenho paciência para uma pessoa que tá começando". Relembre:

30) Alguns anos após o episódio, Susana Voltou ao Video Show como apresentadora o que gerou ainda mais gafes e foras da atriz.

31) Outra gafe aconteceu quando o apresentador Otaviano Costa foi apresentar a atriz Giovana Ewbank como nova repórter do programa e a chamou de Eugênia. A atriz encarou o erro do colega com bom humor e todos riram. Algo parecido voltou a acontecer quando o narrador Galvão Bueno trocou o nome da então apresentadora Sophia Abrahão por Sonia Abrão. Galvão logo se corrigiu e Sophia não se pronunciou, mas em seu Twitter chegou a brincar com a situação. O episódio fez o programa ir parar nos assuntos mais comentados da rede social.

32) Ainda no capítulo gafes, quem passou por um momento tenso foi a repórter Aline Prado em uma entrevista com Ivete Sangalo. Na ocasião, elas conversavam sobre o The Voice quando a repórter deu a ideia de Ivete levar seus pais ao palco do programa. A baiana não perdeu a ironia e disse que iria "mandar uma mensagem" para os pais assistirem ao reality. Ela ainda abaixou a cabeça e fez um sinal de reverência aos pais falecidos. Sem perceber a gafe, Aline insistiu que Ivete mandasse os pais assistirem ao The Voice através do Globo Play, mas a cantora apenas riu e não corrigiu a repórter. 

33) Daria para fazer uma edição especial do Falha Nossa só com as gafes do programa. Mais recentemente a que mais chamou a atenção foi quando o nome do programa apareceu errado no telão atrás dos apresentadores Joaquim Lopes e Sophia Abrahão. Em vez de Video Show, estava escrito Video Sohw e a internet não perdoou. 

34) Ainda com a equipe nova do programa, uma gafe que deu o que falar no programa foi a polêmica levantada com o cachorrinho pirata da novela O tempo Não Para. Enquanto era entrevistada, a atriz-mirim Natthália Gonçalves revelou que a produção sedava o cachorrinho para ele ficar quieto. Posteriormente, tudo foi explicado e a emissora e o dono do cão-ator deixaram claro que não era essa a política utilizada.

35) Polêmicas e gafes à parte, mesmo com todas as reformulações, mudanças na exibição e de apresentadores, o Vídeo Show continua sendo o programa de entretenimento que está mais tempo na grade da TV Globo.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/atriz-chora-apos-whoopi-goldberg-criticar-divulgacao-de-nudes/
Bella Thorne postou fotos sensuais após ser ameaçada por hacker
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casarao-desaba-na-ladeira-da-soledade-ficamos-estaticos-diz-vizinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-pagaria-mais-de-r-100-mil-em-um-suv-10/
Graças ao turbo, Volkswagen T-Cross apresenta bom rendimento. Confira o vídeo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-assassino-de-ator-e-familia-fugindo-apos-crime/
Comerciante Paulo Cupertino está foragido após matar ator e os pais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-desbanca-beyonce-e-jay-z-e-leva-premio-em-cannes/
Rapper baiano venceu o Gran Prix do festival Cannes Lions 2019
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mucuge-sem-badalacao-sao-joao-segue-fiel-a-tradicao/
Cidade histórica da Chapada Diamantina é segunda parada da websérie São João na Estrada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bandidos-poem-fogo-em-carro-com-reporter-da-tv-bahia-na-mala/
Ele conseguiu destrancar porta e escapar do carro em chamas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/angela-merkel-apresenta-tremor-no-corpo-durante-cerimonia-oficial/
Chanceler alemã estava ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Ler Mais