Diretor teatral João Falcão vai montar fábrica de espetáculos musicais em Salvador

ronaldo jacobina
12.09.2018, 05:00:00
Atualizado: 12.09.2018, 08:29:05

Diretor teatral João Falcão vai montar fábrica de espetáculos musicais em Salvador

(Foto:Divulgação)
João Falcão já dirigiu peças com atores como Marieta Severo e Marco Nanini

O diretor João Falcão e o Coletivo 4 vão comandar um núcleo de produção de musicais em Salvador. O pernambucano radicado no Rio de Janeiro foi o vencedor do edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Mattos, no valor de R$ 600 mil, cuja proposta é a criação de um setor de produção de espetáculos musicais. O projeto, que tem como objetivo final a montagem de Sonho de uma noite de verão (obra de Shakespeare adaptada por Adriana Falcão) será dividido em fases.  A primeira é a oficina de interpretação para 70 atores e músicos, depois vem o processo criativo até a estreia e início da temporada do espetáculo. Só para lembrar, João Falcão foi o diretor teatral que revelou para o Brasil os atores Lázaro Ramos, Wladimir Brichta e Wagner Moura, com a peça A Máquina.

Consumo responsável
A campanha de consumo responsável de bebidas alcoólicas, promovida anualmente pelo grupo Ambev, vai acontecer no Porto da Barra no próximo dia 14. A ação de marketing, intitulada Dia de Responsa,  foi criada pela companhia no Brasil há nove anos e logo adotada pela Anheuser-Busch InBev (ABI), grupo do qual a Ambev faz parte, e hoje é comemorada em outros 24 países onde a empresa atua. A edição baiana, que será comandada por Pedro Beltrão, vai reunir executivos e funcionários do grupo que circularão pelos bares e praia orientando vendedores e bebedores sobre o consumo inteligente.

(Foto:Divulgação)
Pedro Beltrão visita bar para divulgar campanha de consumo inteligente 

Dose dupla
Mariene de Castro está de volta à Bahia em dose dupla. No próximo dia 19 ela faz show beneficente para o Hospital Martagão Gesteira durante o III Jantar do Bem, no Pestana Convento do Carmo. No dia 10 de novembro, ela retorna à sua terra para uma apresentação na Concha Acústica num show intitulado Samba na Concha.

Treta
A Sala do Coro do TCA foi o espaço escolhido pela cantora Márcia Castro para apresentar seu espetáculo Do Pecadinho à Tetra, no próximo dia 18, às 20h. A baiana vai mostrar canções que marcaram sua carreira e convidar o público para conhecer um pouco mais de sua história musical no projeto Terças da Música que faz parte da programação especial de retomada do espaço.

Case de sucesso
O chef Rafael Zacarias vai promover uma festa misturando blues e rock´n roll para celebrar os três anos de sucesso da sua Bravo Burger Beer, marca que no ano passado foi eleita pela revista Prazeres da Mesa como o Melhor Hamburguer do Brasil. A festa vai acontecer na unidade do Porto da Barra e o ingresso vai custar R$ 170 com direito a sandubas e cerveja.

3 X 4 GENTE BOA 

(Foto:Divulgação)
Tereza Carvalho dona da marca Proveieaprovei é consultora de restaurantes

A comida sempre foi protagonista na vida da sergipana radicada na Bahia Tereza Carvalho. Jornalista por formação, pós-graduada em Gestão Estratégica Empresarial e Marketing e com MBA em Administração e Gestão de Negócios, ela construiu uma sólida carreira na área comercial de empresas de grande porte ligadas a alimentação. Apaixonada por gastronomia sempre investiu parte do salário degustando criações dos grandes chefs daqui e de fora. Antenada com este prazeroso universo criou o perfil @proveieaprovei, que logo ganhou milhares de seguidores no Instagram. Registrou a marca, ganhou o respeito do segmento e mudou os rumos da carreira quando começaram a surgir convites de investidores e chefs interessados em abrir restaurantes. Abandonou a vida estressante de executiva e passou a se dedicar à consultoria nesta área. Seu último trabalho foi a implantação do Cremonini Ristorante, do chef italiano Massimo Cremonini. Pelo seu apurado radar passaram desde a aprovação do cardápio até o recrutamento e treinamento da equipe, além do atendimento, funcionalidade, logística e até mesmo a decoração. Respeitada pela sinceridade, seriedade e credibilidade, nadou contra a maré dos que criaram blogs e perfis em redes sociais apenas para comer de graça em restaurantes e se tornou uma referência crítica. O resultado é um trabalho profissional sério, elegante e discreto focado no prazer e na experiência completa do que chamamos de "comer bem". Danada!

Parentada
Parentes é o nome da nova obra que o fotógrafo e antropólogo Rogério Ferrari vem compondo no âmbito do projeto Existências-Resistências, desenvolvido desde 2002 com o propósito de retratar a luta de povos e movimentos sociais por terra e autodeterminação. O livro, que será lançado no próximo dia 21, às 19h, na RV Cultura e Arte, é um registro de povos indígenas na Bahia e resulta da itinerância do fotógrafo, que percorreu diferentes regiões do estado para mostrar “a face, para muitos desconhecida, dos nossos parentes”.

Mais +

Foi preciso destruir um patrimônio para que o Governo Federal se movimentasse. O BNDES anunciou que vai regulamentar um modelo de gestão e sustentabilidade financeira para museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais. O banco de fomento está elaborando, junto com a Casa Civil, um projeto de lei para abrigar recursos de doações e filantropia que só poderão ser usados para custear as despesas. Tomara que vingue.

Menos –

Trafegar pelas rodovias pedagiadas baianas é constatar que a privatização das estradas não foi um bom negócio. Pelo menos, não para a população. Isso porque o poder público passa as rodovias adiante e não cobra das concessionárias a melhoria das estradas. Há trechos na BA 093 e na BR 110 que nos dão a impressão de que nunca receberam uma única melhoria. Lamentável!