Diretora Camila de Moraes dará oficina gratuita no Ela Faz Cinema

Além dos workshops, Festival Internacional reúne mostras, oficinas e rodas de conversa; inscreva-se

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 19 de setembro de 2018 às 19:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Além de Mostras Competitivas de Curtas e Longas-metragens, Mostra Contemporânea, rodas de conversa e uma homenagem à cineasta brasileira Lucia Murat, o Festival Internacional Ela Faz Cinema -  que vai até domingo (23), em Salvador - terá oficinas gratuitas voltadas para mulheres que atuem ou desejem atuar no campo do audiovisual.

[[publicidade]]

As três oficinas acontecem no Instituto Cervantes (Av. Sete de Setembro, 2792) e ainda estão com inscrições abertas no site da mostra (elafazcinema.com.br). Entre elas, destaque para a Oficina de Direção, com a diretora Camila de Moraes, no sábado (22), das 9h às 17h, nas especificidades narrativas audiovisuais da perspectiva do cinema negro, a partir do olhar da direção e da experiência da diretora com o documentário O Caso do Homem Errado. Esse foi um dos filmes cotados pára indicação ao Oscar. Camila, 31 anos, jornalista, negra, é a diretora do documentário O Caso do Homem Errado(2017), que conta a história de Júlio César de Melo Pinto, executado pela polícia em 1987, em Porto Alegre (Fotos: Divulgação) Também serão oferecidas mais duas oficinas - uma quinta (20) e outra sexta (21). A oficina em Planejamento Estratégico, com a empresária Bárbara Sturm, será na quinta-feira (20), das 9h às 17h, e apresenta caminhos para comercialização de filmes independentes.

Confira programação completa do Festival

Responsável pelo planejamento da distribuição de obras exitosas como Que Horas Ela Volta, de Anna Muylaert e Olmo e a Gaivota, de Petra Costa e Lea Glob, Barbara Sturm integra a curadoria do selo Elas, promovido pela Elo Company, na qual busca realizadoras no audiovisual com obras cujo estilo e mensagens tragam originalidade e pluralidade. “Tenho 11 anos trabalhando no campo de distribuição de filmes e sem dúvidas na maior parte desse tempo trabalhei com homens. Na oficina, vou compartilhar a minha experiência no planejamento destas duas obras desenvolvidas por cineastas mulheres e como dentro do selo buscamos identificar e fomentar a produção de autoras brasileiras”, adianta a empresária. A empresária Bárbara Sturm trará subsídios para comercialização e circulação de obras (Foto: Divulgação) O workshop Mulheres de Cinema, com a diretora, apresentadora e atriz Marina Person, promoverá um panorama da presença de mulheres no mercado cinematográfico, na sexta-feira (21), das 9h às 13h. Marina dará workshop na sexta (Foto: Divulgação) Mesas O festival também vai se configurar como um espaço de trocas e fortalecimento entre realizadoras e profissionais do mercado cinematográfico brasileiro, por meio das mesas de discussão.  A Narrativas Documentais - Que histórias contar?, reunirá as diretoras Susanna Lira, Tenille Bezerra e Gabriela Almeida nesta quinta-feira (20), às 19h. Já no dia sexta-feira (21), às 19h15, será a vez de debater Cinema e Representatividade, com Camila de Moraes e Adélia Sampaio, com a mediação de Solange Lima. Encerrando o ciclo de mesas Cinema e Gênero - processos do filme Meu Corpo é Político,