Dívidas acima de cinco anos não são extintas

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 19 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Minha dívida com o banco vai completar mais de 5 anos. Não preciso mais pagá-la? Anônimo

Olá Anônimo. Existe uma percepção equivocada de que dívidas com prazo superior a cinco anos são extintas. Não é verdade. Se há uma pendência financeira em seu cadastro, ela existirá até que faça a quitação. Contudo, a restrição nos órgãos de proteção ao crédito é, sim, retirada. É muito importante que não deixe esse prazo vencer, não será bom para seu escore de risco caso necessite de novas contratações, porque mesmo saindo do cadastro de proteção ao crédito, a pendência fica registrada e a partir desse prazo certamente terá sérias dificuldades para realizar novas contratações e conseguir novos créditos.

Vale a pena investir no Tesouro Direto pelo banco onde tenho conta? Thiago Evandro

Olá Thiago. Os investimentos pelo Tesouro Direto podem ser feitos com o cadastro no próprio site do órgão, necessitando apenas de uma instituição financeira por onde realizará a transferência do recurso para investimento, ou pode comprar Títulos Públicos utilizando o banco onde possui relacionamento. O importante a observar são as taxas envolvidas para evitar que tenha sua rentabilidade reduzida. Fique atento também a produtos oferecidos pelas instituições financeiras que são indexados aos títulos públicos, normalmente são produtos que rendem um pouco menos e possuem taxas mais elevadas quando comparado com a compra direta pelo site do Tesouro. Além disso, defina qual o tipo de produto deseja, se um prefixado ou pós-fixado, ambos são bons, mas com características diferentes, dando um a opção de uma taxa fixa, definida na contratação, e o outro taxa mista, parte fixa e parte variável, normalmente atrelada à inflação (IPCA), ou a taxa SELIC.

Como devem ficar os investimentos após a eleição de Bolsonaro? Sandro Cunha

Olá Sandro. O mercado financeiro estressou bastante na reta final da campanha eleitoral, tendo uma reação de elevação do Ibovespa no primeiro momento, variação do dólar, dentre outras reações. Isso é normal pela incerteza dos mercados, contudo, só será possível ter uma melhor definição do que irá ocorrer após a posse do novo presidente. A princípio o mercado deve ficar estável, sem grandes alterações, aguardando a definição da equipe econômica e das principais medidas de governo. Mantendo o que está previsto como ações para os primeiros 100 dias de governo, não deveremos ter grandes oscilações, mas se houver algum fato novo o mercado vai reagir e os índices refletirão isso. O momento é de cautela, buscando produtos conservadores até que o mercado se estabilize.

Investir em um imóvel pode ser uma boa fonte de renda, Edísio? Ana Assis

 Olá Ana. A compra de imóveis como investimento deve ser analisada com cuidado. A compra de um imóvel implica gastos com impostos, transferência, manutenção e em alguns casos reforma. E, é importante ficar atenta a esses fatores. Depois de ter a posse, é correr para alugar e conseguir um valor competitivo que compense o investimento, mas as vezes isso não é possível. Para se ter uma ideia, normalmente o valor investido no imóvel, se aplicado em um produto financeiro moderado, vai gerar um ganho maior do que teria com o aluguel, com a vantagem de não ter que se preocupar com a desocupação do imóvel. Observe se há possibilidade de valorização do imóvel, se a localização favorece o aluguel de forma rápida, enfim, cuidados necessários para não perder dinheiro. Mas saiba que para investir em imóvel, você não precisa necessariamente comprar um. Existem produtos financeiros formados para o mercado imobiliário, tornando possível o investimento em imóvel sem precisar imobilizar o seu dinheiro.