Do Carnaval na Espanha ao Oscar: a carreira mundial de Carlinhos Brown

entretenimento
10.08.2019, 06:00:00
Sevilla foi uma das cidades espanholas a receber o Carnaval Movistar de Brown; lá, agitou mais de 200 mil pessoas (Foto: Polako Brandão/Divulgação)

Do Carnaval na Espanha ao Oscar: a carreira mundial de Carlinhos Brown

Segunda matéria da série que celebra os 40 anos de Brown e do CORREIO destaca carreira do artista no exterior

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Olhe a foto acima. Nela, 200 mil pessoas estão pulando ao som de Carlinhos Brown. Até parece Salvador, certo? Mas é Sevilha, na Espanha, em 2005.

Na época, o artista, consolidadíssimo por lá, comandou uma série de edições do Carnaval Movistar, passando por cinco cidades - havia ainda Bilbao, Barcelona, Madri e Valência. E mais: ao todo, fez 40 shows em solo espanhol em três meses. No ano anterior, já tinha botado 400 mil pessoas para ferver no Fórum das Culturas, na capital catalã. Não a toa, ganhou o título de ‘Rei da Espanha’.

O artista em um show na cidade de Barcelona em 2003
(Foto: Reprodução/Shutterstock)

Não à toa, ganhou o título de Rei da Espanha. A fama no país ajudou a projetar a carreira de Brown no exterior - tema da segunda reportagem da série especial do CORREIO que celebra as 4 décadas e carreira do artista e do jornal.  Para marcar a data, Brown comanda, dia 21, na Pupileira, o show Correio e Carlinhos Brown - Um Show de 40 Anos, com ingressos à venda no Sympla e toda renda revertida para o Instituto de Cegos da Bahia (ICB),  que tem o músico como embaixador.

Da Europa ao Oscar

O amor dos espanhóis já tinha sido percebido por Brown  antes mesmo do Fórum em Barcelona. Tanto que ele lançou o álbum Carlinhos Brown é Carlito Marrón primeiro por lá. Também protagonizou o filme El Milagro de Candeal, do cineasta espanhol Fernando Trueba, que  mostra os trabalhos de Brown com a comunidade do Candeal. Em 2008, se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio Madrid.
 

A capa do disco Carlinhos Brown é Carlito Marrón
(Foto: Divulgação)



As turnês internacionais o levaram à França, Suíça, Estados Unidos e vários outros países - sozinho ou com os Tribalistas e a Timbalada. Nos EUA, Brown cruzou o tapete vermelho do Oscar em 2012, quando a música Real in Rio - parceria com o carioca Sérgio Mendes e a americana Siedah Garrett - foi indicada como Canção Original. Brown, que foi o primeiro baiano a concorrer na premiação, já venceu três vezes o Grammy Latino.

Brown no comando, em 2011, Lavage de la Madeleine, em Paris 
(Foto: Uran Rodrigues/Divulgação)


“Não ando tranquilo nem aqui [em Salvador], nem em Portugal, nem na Espanha, nem nos EUA, sem pedidos, não sei quantos, de fotos e pessoas que vêm falar comigo”, diz Brown, que em julho passado participou de um fórum sobre sustentabilidade na sede da ONU em Nova York, onde recebeu uma distinção pelo projeto Paxuá e Paramim.

Sergio Mendes, Brown e Carlos Saldanha no tapete vermelho do Oscar
(Foto: Mario Anzuoni/Reuters)

O projeto Correio 40 Anos tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental, apoio institucional Prefeitura de Salvador, e apoio de Vinci Airports, Sesi, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova, Sebrae e Santa Casa da Bahia.


Serviço
Correio e Carlinhos Brown | Um show de 40 Anos
Quando: 21 de agosto, às 20h (abertura dos portões 19h)
Onde: Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira (Av. Joana Angélica, 79, Nazaré)
Ingresso: R$ 60 | 30. Aceita Clube Correio. Toda a renda será destinada ao Instituto de Cegos Da Bahia
Vendas: sympla.com.br/show40anos

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pearl-jam-lanca-gigaton-decimo-primeiro-album-da-banda/
Turnê, que começaria em abril, foi adiada por conta da pandemia do coronavírus
Ler Mais