Dobradinha do Brasil: Filipinho e Silvana Lima vencem em Trestles

Pela primeira vez na história, país é campeão masculino e feminino na mesma etapa do Circuito Mundial

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 15 de setembro de 2017 às 17:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Kelly Rowland / WSL

Uma momento para ficar marcado na história do surfe brasileiro. Silvana Lima, no feminino, e Filipe Toledo, no masculino, conquistaram o título da etapa de Trestles, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (15). Foi a primeira "dobradinha brasileira" em uma etapa do Circuito Mundial.

A decisão do feminino aconteceu primeiro, e Silvana Lima não deu nenhuma chance para a australiana Keely Andrew. Única representante do país na elite do surfe feminino, a brasileira rapidamente colocou pressão na rival conseguindo duas notas altas: 8,93 e 8,67. Kelly não conseguiu surfar no mesmo ritmo e tirou apenas um 4,93 e um 6.  Antes mesmo do cronômetro zerar, a rival abraçou Silvana na água, parabenizando-a pela conquista. 

"Eu só fiz o meu melhor e deu certo. Estou muito feliz. Vim para cá para me divertir e saí com o título. Demorou, mas chegou o meu momento, ainda não consigo acreditar que isso está acontecendo", comemorou a cearense radicada na Bahia. Silvana foi campeã com o placar final de 17,60 a 10,93. Silvana Lima comemora a vitória nos Estados Unidos (Foto: Kelly Rowland / WSL) Em seguida foi a vez de Filipinho entrar na água. A missão não poderia ser mais complicada, já que o adversário na final era simplesmente o sul-africano Jordy Smith, atual líder do ranking. De cara, o brasileiro conseguiu surfar duas boas ondas, obtendo um 8 e um 7,67 dos juízes. Em uma delas, empolgou o público quando, durante uma manobra, tirou um dos pés da prancha, em um movimento inovador. 

Jordy Smith ficou zerado por muito tempo, mas, na primeira onda que pegou, conseguiu aquela que seria a maior nota da bateria, um 9. Com isso, o sul-africano dependia de apenas um 6,67 para ser campeão enquanto restavam pouco menos de dez minutos no cronômetro. No entanto, o mar acalmou, para a sorte do brasileiro, que garantiu a vitória e o título com a somatória de de 15,67 a 9,33.