Documentário aborda arte como suporte de cura para a saúde mental

entretenimento
18.05.2021, 07:00:00
Filme mostra a visita da atriz Helisleide Bomfim a quatro integrantes do grupo de teatro Os Insênicos (Foto: Divulgação)

Documentário aborda arte como suporte de cura para a saúde mental

Visitas de Helisleide Bomfim será lançado nesta terça-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Saúde mental, depressão, autocuidado e arte como suporte de cura são abordados no documentário Visitas de Helisleide Bomfim que será lançado nesta terça-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento virtual acontecerá às 10h no canal do Território Sirius no YouTube (/territoriosirius) e a produção do filme também fará uma live no dia 24, às 17h, no Instagram (@siriusterritorio). 
 
Produzido durante a pandemia, o filme mostra a visita da atriz Helisleide Bomfim a quatro integrantes d’Os Insênicos, grupo de teatro do qual faz parte que é formado por usuários de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e conduzido há mais de dez anos pela atriz e psicóloga Renata Berenstein. Os atores compartilham seu cotidiano, suas memórias e falam sobre a militância antimanicomial. 
  
Em 2020, foi lançado o documentário Ecoando Helisleide Bomfim, com a atuação e o histórico da atriz e militante da causa antimanicomial. No mesmo ano, Helisleide foi premiada por sua atuação no espetáculo Holocausto Brasileiro, no Prêmio Braskem de Teatro, na categoria especial revelação.  
 
Gravado com o celular, o documentário Visitas de Helisleide Bomfim amplia o universo tratado na obra anterior. A direção é de Fabio Vidal que também assina o roteiro junto com Edson Bastos, Henrique Filho e Inajara Diz. A produção executiva é de Ana Paula Vasconcelos. 
  
No dia 24, às 17h, Helisleide e Fabio Vidal recebem Edna Amado, assistente social, militante antimanicomial e coordenadora do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios. O encontro conta, ainda, com participação de Carla Geline Campos, psicóloga, redutora de danos, profissional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Camaçari e coordenadora do Fórum Municipal de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de Salvador. 
  
Serviço 
O quê: Lançamento do documentário Visitas de Helisleide Bomfim 
Quando: Terça-feira (18), às 10h, e dia 24, às 17h (live) 
Transmissão: Canal do Território Sirius no YouTube (/territoriosirius) 
Gratuito 
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas