Documentário baiano estreará com exibições gratuitas em Ipiaú

Por Giuliana Mancini

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O município de Ipiaú, localizado a pouco mais de 360 km de Salvador, receberá as primeiras exibições do longa-metragem Dr. Ocride. O filme retrata a vida do escritor, advogado e político Euclides José Teixeira Neto (1925-2000), um dos pioneiros da reforma agrária no Brasil.  O filme Dr. Ocride retrata a vida de Euclides Neto (Foto: Divulgação) O lugar foi escolhido por ser onde o protagonista fez sua carreira. E também por ser a cidade natal dos cineastas Edson Bastos e Henrique Filho, diretores do documentário. 

O projeto reúne jornais, manuscritos e áudios, além de entrevistas com a viúva do baiano, filhos, amigos e moradores da cidade. O nome do trabalho, aliás, faz menção a como as pessoas de Ipiaú chamavam Euclides. 

As projeções terão entrada gratuita e acontecerão no dia 29, na Fazenda do Povo, e dia 30, no Mercadão da Antiga Feira, sempre às 18h.

Musa do Verão A modelo Gaby Lüdtke foi escolhida para estrelar a campanha de Verão 2019 do Shopping Barra. Integrante do casting da Mega Model, a new face baiana irá tanto aparecer em diversas peças publicitárias do empreendimento quanto participar de desfiles do Barra Fashion, que começa nesta terça-feira (11) e segue até domingo (16). O evento de moda, aliás, comemora 20 anos em 2018. Gaby será a estrela da próxima campanha do Shopping Barra (Foto: Divulgação) Velhice em cena Prestes a completar 80 anos - e com mais de cinco décadas de carreira -, Harildo Deda estreará um novo espetáculo em Salvador. Ele será o protagonista de Em Família, junto com Neyde Moura. Os dois viverão o casal de idosos Seu Sousa e Dona Lu, mostrando as dores e a delícia da idade. 

“É uma peça importantíssima para a dramaturgia nacional, pois trata de um assunto que nem sempre é abordado no teatro: a velhice”, fala Harildo, que escolheu o texto, assinado por Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha).  Harildo é um dos protagonistas do espetáculo Em Família (Foto: Diney Araújo/Divulgação) A montagem entra em cartaz no dia 20, às 20h, no Teatro Martim Gonçalves. No elenco, ainda estão Agnaldo Lopes, Alethea Novaes, Fernando Neves, Viviane Laert e Widoto Áquila.

Homenageada Mostra internacional de audiovisual produzido por mulheres, o Festival Ela Faz Cinema homenageará Lúcia Murat. A diretora é um dos principais nomes da sétima arte brasileira contemporânea, já tendo recebido prêmios do Festival de Berlim, Toronto Film Festival e Sundance Film Festival, entre outros.  Lúcia ganhará homenagem no Festival Ela Faz Cinema (Foto: Divulgação) Na noite de abertura, dia 19, às 20h, ela comandará um bate-papo com o público, no Espaço Itaú de Cinema. Filmes da cineasta também serão exibidos na Mostra Homenagem Lucia Murat, dentro do festival: Olhar Estrangeiro (no dia 21, às 20h), Praça Paris (dia 22, às 20h) e As Memórias que me Contam (dia 23, às 16h).

Joias baianas na Casa Cor Rio Carlos Rodeiro levará alguns de seus conhecidíssimos designs - como a Pulseira do Bonfim, o Sagrado Coração, as Pencas de Figas e peças da Coleção Búzios - para o Rio de Janeiro. O baiano será o primeiro joalheiro a expor no projeto Joia da Casa, da Casa Cor Rio 2018, entre os dias 18 e 23. Rodeiro será o primeiro joalheiro no projeto Joia da Casa 2018 (Foto: Philipe Monção/Divulgação) Na primeira data, haverá uma homenagem à Fundação Viva Cazuza, presidida por Lucinha Araújo - amiga e cliente de Rodeiro. Parte da renda alcançada com a venda das criações será repassada para a instituição, fundada em 1990. A Casa Cor Rio 2018 seguirá até o dia 4 de novembro, no bairro da Glória.

Mais novidades

1. Moda O artista plástico Ronald Lago foi convocado para criar estamparias para uma coleção especial da grife Thereza Priore. As peças, limitadas e exclusivas, serão mostradas em um desfile da marca, intitulado Primavera na Marina. O evento rola neste sábado (15), às 17h, na Bahia Marina. Em tempo: Ronald é baiano e já teve exposições em São Paulo, Madrid (Espanha) e Fort Lauderdale (Estados Unidos), além de Salvador. Croqui de um dos looks da Thereza Priore com estampa criada por Ronald (Foto: Divulgação) 2. Literatura Com 21 unidades já inauguradas ao redor do Brasil, o Cantos de Leitura terá, em Salvador, um novo espaço. O projeto, que possui acervo de 1200 livros e brinquedoteca, será implantado dentro da sede da cooperativa Canore - Catadores de Nova República, localizada no bairro de Santa Cruz. Até o fim do ano, é esperada que a biblioteca chegue a 30 unidades, com cerca de 36 mil obras doadas. A iniciativa nasceu do sonho da educadora Kátia Brasileiro, pernambucana criada na Bahia. Kátia: Cantos de Leitura veio de um sonho seu (Foto: Divulgação) 3. Arte Denissena batizou de Zambula (Futuristas) sua mais nova exposição. Com curadoria de Sabby Benjamin, a mostra terá pinturas em telas, arte digital e esculturas. “Ela traduz a minha relação com as identidades indígena e afrobrasileira. Além das iconografias de origem étnicas, me inspiro também na língua Kimbundu, presente na fusão linguística brasileira”, diz. Com entrada gratuita, o projeto terá abertura sexta-feira (14), às 10h, e seguirá em cartaz até o dia 15 de outubro, na Casa de Angola (Centro Histórico). Denissena abrirá nova mostra no próximo dia 14 (Foto: George Vasconcelos/Divulgação)  4. Música O sanfoneiro Jó Miranda se prepara para comandar seu primeiro show na Europa. Ele é uma das atrações do Forró de Colônia Festival 2018, que rola entre os dias 4 e 7 de outubro na Alemanha. Comandante do projeto Forró do Talco em Salvador, Jó se apresenta por lá no dia 6.

Espetinhos Filé mignon, frango, medalhão bovino, kafta,  linguiça calabresa e queijo coalho são algumas das opções disponíveis no cardápio do Santo Espetinho. Idealizado pelo empresário Rafael Marques, o restaurante oferece comidinhas feitas na brasa. Para os intolerantes ao glúten, há até espaço separado na churrasqueira, onde são assados os pães. O lugar fica na Rua Arnaldo Lopes da Silva, 66, no Stiep.