Documentário Do que Aprendi com Minhas mais Velhas será exibido na mostra Lugar de Mulher é no Cinema

Inédito na Bahia, média-metragem fala sobre tradição, amor e religiosidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2017 às 18:56

- Atualizado há um ano

Documentário Do que Aprendi com minhas mais Velhas (Foto: Thiago Gomes/divulgação)O documentário Do que Aprendi com Minhas mais Velhas, dirigido e produzido por Fernanda Júlia Onisajé e Susan Kalik, com roteiro de Susan Kalik e produção da Modupé Produtora, será exibido pela primeira vez na Bahia na Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, nesta sábado (08), às 20h, na Sala Walter Silveira, anexo da Biblioteca dos Barris.

Produzido através do edital Curta afirmativo 2014: Protagonismo de Cineastas Afro-brasileiros na Produção Audiovisual, do Ministério da Cultura, o média-metragem o já foi exibido na 3ª Mostra de Cinema Feminista (2017), em Belo Horizonte (MG). Ainda em 2017, integrará a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que ocorrerá nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Sinopse Do que aprendi com minhas mais velhas é um documentário sobre como a fé no Candomblé é transmitida de geração em geração. Nenguas, Yalorixás e Egbomis contam como aprenderam com seus mais velhos e como ensinam aos seus mais novos. “A mais velha foi aquela que percorreu maior parte do caminho. É referência de entendimento e sabedoria. É mediadora entre os mais novos, as divindades e os ensinamentos do processo iniciático. É por meio da experiência dessas Yás que nós mais novos aprendemos”, explica Fernanda Júlia, que dirige seu primeiro documentário e, atualmente, é diretora teatral e dramaturga do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas – Nata.

O documentário surge do questionamento em relação ao nascimento da fé no candomblé. “Trabalho com candomblé há 7 anos, desde que ingressei no Nata. A partir de então, tenho observado a força, o amor e a fé desta religião ancestral e de como essas mulheres, as Nenguas, Yalorixás e Egbomis são a base da conservação e da transmissão desses saberes. Nasce assim o desejo de saber como elas aprenderam com suas mais velhas e de como ensinam aos seus mais novos”, conta Susan Kalik, que também é produtora e diretora na Modupé Produtora, empresa com outros projetos ligados ao Candomblé e Ancestralidade Afro-brasileira.

Mostra - A mostra Lugar de Mulher é no Cinema é realizada pelas produtoras Segredo Filmes, Olho de Vidro Produções e Moara Rocha Produções e apresenta em sua primeira edição curtas de ficção, documentário, animação, experimental e híbrido, de até 20 minutos de duração, dirigidos por mulheres e/ou com mulheres como protagonistas. Nesta primeira edição, que ocorrerá na Sala Walter da Silveira de sábado (8) a até terça, a homenageada é Mônica Simões, cineasta e artista multimídia baiana. Para conferir toda a programação acesse o site www.mostramulhernocinema.com.br.