Documentário indicado ao Oscar será exibido na televisão

'The Cave' mostra a história de uma médica em meio ao caos da guerra na Síria

  • Foto do(a) author(a) Ana Pereira
  • Ana Pereira

Publicado em 8 de março de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto:Divulgação

Neste domingo (8) dedicado à luta feminista, vale prestar atenção nas histórias protagonizadas por elas.  Minha  dica para quem não quer ou não pode sair de casa, é se ligar na programação televisiva. Vários canais prepararam programas especiais que trazem a mulher para o centro do debate.

No  National Geographic, dois documentários merecem atenção: o indicado ao Oscar The Cave (às 19h) e O Escândalo de Harvey Weinstein (às 22h30). O primeiro conta a história de garra e solidariedade da pediatra  Amani Ballou, que tenta exercer seu trabalho em meio ao caos da guerra na Síria. 

Dirigido por  Feras Fayyad, o filme   retrata a coragem e a solidariedade feminina da  Dra. Amani, que ao lado das colegas Samaher e  Alaa  reivindicam o direito de trabalhar numa cultura  extremamente patriarcal. O doc se passa dentro de um hospital subterrâneo, conhecido como Cave, na região de Ghouta - próximo a Damasco. E acompanha as médicas driblando preconceitos,  bombardeios diários, escassez de suprimentos e até a ameaça  de ataques químicos.   Documentário mostra série de denúncias sexuais contra Harvey Weinstein (Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP) A segunda produção do NatGeo, dirigida pela experiente diretora americana  Ursula Macfarlane, foi filmada em  2019 no calor das denúncias  sobre o produtor de cinema Harvey Weinstein, acusado  de abuso sexual por mais de 80 mulheres.

Ursula entrevistou   Rosanna Arquette, Paz de la Huerta e Erika Rosenbaun, e refaz a história do ex-todo poderoso de Hollywood, mostrando-o como “um predador”.  Segundo a diretora, foram mais de 40 anos de agressões sexuais, tornadas públicas a partir de 2017. Esta semana, a aguardada sentença de Harvey deve ser divulgada pela justiça americana.

Entre as TVs abertas, a Band escolheu o sábado (7) para  uma estreia  especial: a da série autobiográfica  Orange is the New Black, uma das mais queridinhas do mundo  Netflix. Nesta primeira temporada, os 13 episódios mostram a entrada de Piper Chapman (Taylor Schilling) para universo laranja da prisão.