Dois filmes baianos são contemplados pelo Fundo do Audiovisual da Ancine

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto:Divulgação) O cineasta Henrique Dantas vai rodar o longa metragem Silêncio em Salvador no próximo ano (Foto: Divulgação) Jornalista e cineasta, o baiano Lula Oliveira planeja rodar seu longa metragem em 2019 Dois projetos de longa metragem de cineastas baianos foram contemplados com recursos de investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A Matriarca, de Lula Oliveira, e Silêncio, de Henrique Dantas, receberão cada um, R$ 1,5 milhão. Vale ressaltar que essa é uma das linhas de fomento mais concorridas do audiovisual brasileiro. A Matriarca, uma produção da DocDoma Filmes, conta a história de uma família que não se reunia há quase 20 anos e resolve se reencontrar para o aniversário de 80 anos da mãe. Neste dia, a matriarca morre e o que seria uma festa, vira um velório. A partir daí, segredos e memórias afetivas da família se entrelaçam e se revelam. Já Silêncio, da Hamaca Filmes, narra a trajetória de um oncologista baiano, negro, que após vivenciar uma série de tragédias familiares durante o regime militar vai, ainda criança, viver com a mãe em Amsterdam. Já adulto, movido por estranhos sentimentos depois do suicídio da mãe, volta à Bahia para resgatar a relação com seus avós, refletir sobre o seu passado e procurar novos significados para sua existência. Os cineastas aguardam a liberação dos recursos para que possam iniciar suas produções. 

Olho turco Um dos fotógrafos de moda mais importantes da atualidade, o turco, radicado na Inglaterra, Mert Alas, passou o último final de semana em Salvador com o namorado carioca Tasso Góes, que mora em Nova York. Ciceroneado por Marina Morena (afilhada de Gilberto Gil), o casal, que ficou hospedado na suíte presidencial do Fera Palace Hotel, na Rua Chile, veio para assistir aos shows de Ivete Sangalo e Anitta, no Festival de Verão. No sábado, os dois passaram a tarde no píer do Edifício Morada dos Cardeais, onde mora Ivete. De lá, seguiram para a Arena Fonte Nova, na van da cantora que, por sinal, ficou dentro do carro, na garagem do prédio, por cerca de dez minutos, aguardando os ilustres e atrasados convidados. Após o show, Alas posou com a artista que publicou o encontro no seu Instagram com elogios ao amigo fotógrafo. No dia seguinte, o turco e sua entourage - que incluía o badalado chef Raphael Cesana, dono dos restaurantes Oscar e Orgeu, em São Paulo (namorado de Marina Morena), e  Ana Clara Stanislaukas, executiva da L ´Óreal Paris - passaram a tarde no Yacht Clube da Bahia, de onde rumaram outra vez para o FV17 para o show de Anitta. Antes da apresentação, Alas fotografou a cantora no seu camarim.  A turma retornou ao Rio na segunda-feira, depois de muita festa e poses nas suas redes sociais.  Foto: Reprodução Instagram O fotógrafo turco Mert Alas, queridinho do mundo da moda, veio a Salvador para assistir Ivete Sangalo no Festival de Verão (Foto: Reprodução do Instagram) Marina Morena e Mert Alas aproveitam o sol no Yacht Clube antes de seguirem para o show de Anitta Réveillon das Arábias Gilberto e Flora Gil se recolheram na sua belíssima casa de Araras, no Rio de Janeiro, onde passarão o Natal em família. No próximo dia 28, o cantor chega à capital baiana para apresentação na Virada Salvador, evento de fim de ano promovido pela Prefeitura. Já no dia seguinte, o casal embarca para o Sultanato de Omã, na Arábia, onde passa o Réveillon.  A idéia de passar as festas de fim de ano pela primeira vez - desde que voltou do exílio em Londres - longe de casa, foi para aproveitar a viagem que o cantor tem agendada para um show que fará no dia 4 de janeiro, para o sultão Qaboos bin Said Al Said, que está no trono desde 1970. 

Volta pra casa O clima de insegurança que voltou a tomar conta do Rio de Janeiro está obrigando empreendedores a fechar as portas de seus negócios. A baiana Keka Almeida contou à coluna que planeja passar adiante o seu bem sucedido restaurante Tempero das Baianas, em Ipanema, e voltar a morar na Bahia. “Está muito complicado o Rio”, diz. O espaço, freqüentado por artistas, foi aberto em janeiro último. De volta a Salvador, a baiana diz que não quer mais trabalhar com comida e tampouco empreender. “Eu nasci com o dom da comunicação, quero trabalhar como prometer na Bahia”, diz. Com o mailling de celebridades que possui, com certeza se dará bem.  (Foto: Acervo pessoal) A baiana Keka Almeida planeja fechar seu badalado restaurante em Ipanema, no Rio, e voltar a viver em Salvador Alfagamabetizado Carlinhos Brown diz que vai gravar um disco com canções - clássicas e inéditas - de Cazuza, em 2018. A informação foi dada pelo artista ao site Glamurama. “A Universal Studios quer fazer um projeto comigo. Começaremos a gravar ainda este ano e pretendemos sair em turnê em 2019. Dona Lucinha (Araújo) aceitou o projeto, assim como o pai de Cazuza, João Araújo, que é um superempreendedor da musica”, teria dito o cacique do Candeal, segundo publicou o site. Com relação a João Araújo, que morreu em 2013, a autorização deve ter vindo por via espiritual! Tim-tim A Cantina Du Vini vai ganhar uma filial no Imbuí. O chef Vinicius Figueira se associou a Wilton Oliveira, ex-sócio da Casa dos Vinhos que agora passa a se chamar Adega Rondelli. A nova unidade do restaurante vai funcionar ao lado da Adega e terá um menu criado especialmente por Figueira para harmonizar com os rótulos da casa. A inauguração será no dia 9 de janeiro.

Virada a beira mar Cintia Muricy e Dudu Andrade, do RV Lounge, se uniram ao donos do Caminho de Casa, na Vila Caramuru, no Rio Vermelho, para promover o Réveillon Mar da Vila. Dentre as atrações, Alexandre Peixe e Kiko Sali, além do DJ Cacá. Eles prometem um open bar com bebidas da linha Premium e boa gastronomia. Futuras sócias Sucesso total o show de Ivete Sangalo, na última terça-feira, no Yacht. Com um público recorde na história do clube de quase 5 mil pessoas, a apresentação durou cerca de duas horas e meia no palco com vista pro mar. Ainda no camarim, a cantora, que é sócia da agremiação, recebeu do comodoro Marcelo Sacramento e de sua mulher Mônica Bacelar, os trajes de natação (maiôs e roupões com as logomarcas do clube) para as duas herdeiras da cantora que estão a caminho.  “E com essas roupinhas que as duas farão natação no Yacht, como já faz o irmão Marcelinho. Amei!”, disse a artista .  (Foto: Auremar Santos/Divulgação Antes de seu show no Yacht, Ivete Sangalo recebeu maiôs e roupões para suas filhas das mãos de Marcelo Sacramento e Mônica Bacelar Natal fora de casa  Este será o primeiro Natal do novo gerente geral do Othon Palace à frente da unidade baiana da rede de hotéis. Para celebrar, Albano Theodoro, que assumiu o cargo no mês passado, lançou a programação de final de ano que inclui a tradicional ceia de Natal. O cardápio especial foi criado pelo chef Newton Nonato e as reservas já estão sendo feitas. 

Gole de cachaça Nada de vinho, espumante ou champanhe, depois da cerveja, é a cachaça a bebida alcoólica mais consumida no mercado brasileiro. Tipicamente brasileira, a branquinha é hoje a aposta do setor de destilados. Dados do Programa de Desenvolvimento de Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), divulgados esta semana, revelam que o país movimenta cerca de R$ 1 bilhão na comercialização de 1,3 bilhão de litros por ano.