Dólar em alta: a valorização da moeda é uma oportunidade de ganhar dinheiro?

Por Edísio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como ganhar dinheiro com a alta do dólar? Matheus Brandão

 Olá, Matheus. A variação cambial tem reflexos em várias áreas da economia e o mercado financeiro fica bem movimentado quando esse cenário acontece. Existem várias formas de investir em dólar, além da compra direta da moeda. É possível comprar ativos indexados, comprar ações de empresas cujas variações estejam atreladas à moeda americana, além de fundos de investimento com as mesmas características. Contudo, investir em produtos referenciados pelo dólar é por natureza muito arriscado, porque a variação cambial pode mudar a qualquer momento, para cima ou para baixo, tanto que normalmente os produtos cambiais são utilizados como operações de hedge, que funciona como uma espécie de seguro. Portanto, para ganhar dinheiro com a alta do dólar, em se tratando de mercado financeiro, seria vender a moeda ou o título em períodos de alta, aproveitando a euforia do mercado. Mas vale destacar que operações com essas características possuem um elevado nível de risco.

De que maneira o corte de juros nos financiamentos imobiliários pela Caixa vai interferir na vida de quem quer comprar o imóvel? Isso vai mesmo facilitar a compra da casa própria ?Jorge Oliveira

Olá, Jorge. A redução nos juros básicos da economia vem promovendo, no médio prazo, uma redução nos juros de empréstimos e financiamentos, não na mesma velocidade, nem na mesma proporção, mas reduz um pouco, e é o que vem acontecendo com as taxas para financiamento de imóveis. Contudo, essa redução ainda que diminua o valor nominal dos juros para financiamento da casa própria, está longe de tornar justo o custo financeiro para financiamento imobiliário. Exceto os casos que tem subsídios do governo, os demais ainda apresentam um custo financeiro elevado para o financiamento de longo prazo, como é o caso dos imóveis, fazendo em alguns casos, o mutuário pagar mais de três vezes o valor tomado. Portanto, fique atento às taxas e faça um planejamento bem ajustado para evitar surpresas futuras. 

Tenho R$ 100 para investir por mês. Que aplicação você recomenda, Edísio?  Ana Maria Bezerra

Olá, Ana. Atualmente, o mercado financeiro oferece uma quantidade enorme de produtos financeiros que se adequam a cada necessidade e realidade dos consumidores. O que se precisa ter é a definição do que se pretende fazer com o dinheiro investido e em quanto tempo. Considerando o valor mensal que tem disponível, pode optar pelo Tesouro Direto, comprando títulos do mesmo valor todos os meses, ou a própria caderneta de poupança, que lhe ajudaria a guardar por um período esse valor mensal, e, à medida que for acumulando um montante maior, poderá buscar produtos mais competitivos, como CDB, Letras de Crédito e outros.

Vale a pena resgatar um investimento antecipadamente para quitar uma dívida?Danilo Silva

Olá, Danilo. Normalmente, os juros aplicados nas dívidas, mesmo aquelas mais baixas, como os empréstimos consignados, são muito maiores do que os juros pagos nos investimentos. Sendo assim, é muito melhor que resgate o valor investido e quite a dívida, do que manter esse valor aplicado e utilizar o recurso mensalmente para pagar as parcelas. No final, sairá em desvantagem. O ideal a fazer é resgatar o investimento, quitar a dívida, e o valor mensal que tinha como compromisso, reverter em aporte para um novo investimento. Dessa forma se livrará da dívida e acumulará um patrimônio ainda maior ao final do período.