Dom Murilo defende preservação do 'clima de Páscoa' o ano inteiro

Missa de Páscoa aconteceu neste domingo (21), na Catedral Basílica de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Moura
  • Gabriel Moura

Publicado em 21 de abril de 2019 às 15:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A Catedral Basílica de Salvador esteve tomada por famílias, amigos e casais na manhã deste domingo (21) para a celebração da Missa de Domingo de Páscoa. Os sorrisos e abraços trocados entre eles deixavam claro todo o espírito de amor, carinho e fraternidade que os cercava. Entretanto, em datas festivas como esta, onde tradicionalmente as pessoas se reúnem com aqueles mais próximos, este “clima pascal” acontece naturalmente. Difícil é manter esta chama acesa o ano inteiro.

Mas foi justamente isso que o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que presidiu a Missa de Páscoa na Catedral Basílica, defendeu. Ele reforçou a importância de pequenas ações para resolver problemas pessoais e ajudar o próximo.“Muitas pessoas fazem o bem, mas geralmente são muito discretas e escondidas. O que elas realizam é imenso. E então Cristo vem para nos mostrar essas boas ações que não aparecem, mas é uma realidade”, afirmou Dom Murilo.A administradora Alessandra Ferraz, 38 anos, que foi para a missa acompanhada da filha Maria Luiza, 6, e do marido Marcelo, 44, reconhece a dificuldade de permanecer assim o ano inteiro. Entretanto, para ela, a realização de ações práticas ajuda a manter o espírito de Páscoa aceso ao longo do ano. 

“Temos que ajudar os outros, dar carinho, afeto. O amor é uma plantinha que deve ser regada diariamente para crescer e todos temos que fazer nossa parte para ela ficar ainda maior. Eu, por exemplo, uma vez por mês visito instituições de caridade para fazer trabalhos voluntários. Como Cristo disse, somos todos irmãos e nossa missão aqui é ajudar uns aos outros”, defendeu a administradora.

Já para a enfermeira Janaína Lima, 35, pequenas ações já são o suficiente para fazer um bem imenso. “Eu acredito que dando um bom dia, um abraço, um sorriso já é o suficiente para transformar a vida das pessoas. O mundo está cada vez mais egoísta, por isso é importante orar todos os dias e pedir a Deus que ele renove a nossa fé e amor, que está faltando para muitas pessoas”, aconselhou. 

Além dessas ações, Dom Murilo defendeu a importância do que ele chama de cultivar a espiritualidade. “Nós temos que fazer a nossa parte para que essas coisas não se percam. Este clima na Páscoa acontece para você parar e lembrar ‘ei, eu tenho que encarar todos os dias desta maneira, com alegria e vitória’. Esta data vem nos ensinar a levar a vida da maneira como Cristo enxerga, para enchermos todos momentos com amor”, afirmou.

Família Durante a missa, Dom Murilo ressaltou a importância da família. De acordo com ele, a falta de um núcleo familiar estruturado é a causa dos problemas da sociedade. “Se você pensar em uma criança, adolescente ou jovem que vive em um ambiente ruim, o que esperar deste pobrezinho? Nós temos que trabalhar para que as famílias tenham, pelo menos, o mínimo necessário: casa, escola, segurança e saúde. Acontecendo isso, elas poderão transmitir aos filhos amor, educação e paz”, argumentou.

Quem concorda com Dom Murilo é a funcionária pública Yoná Barbosa, 62, que estava num barzinho comemorando o aniversário do marido Firmino Neves, que completou 62 anos neste domingo (21). “A família é a base de tudo. Claro que acontecem as brigas, o que é normal pois as pessoas têm pensamentos diferentes. E é bom que seja assim. No entanto, o mais importante é sempre lembrar que sem os nossos familiares, não somos nada”, defende. 

O turista Marcelo Alves, 34, que veio de São Paulo para Salvador acompanhado da mãe Márcia, 63, e da irmã Rafaela, 36, a chave para manter o espírito da Páscoa aceso o ano inteiro é a fé. A família nem esteve na missa de Páscoa, mas fez questão de estar junto e manter a fé. “Com uma religião, qualquer uma que seja, nós conseguimos estar voltado para Jesus sempre e manter este clima de Cristo”, afirma. Depois de passar na igreja, os paulistas foram juntos aproveitar a visita a Salvador (Foto: Gabriel Moura/CORREIO) Yoná e o marido comemoraram juntas o aniversário dele (Foto: Gabriel Moura/CORREIO) *Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier